A Santa Sé publicou hoje, 15 de fevereiro, o lema do próximo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos a ser celebrado no domingo, 24 de julho de 2022: "Dão fruto mesmo na velhice", que se baseia no Salmo 92. Será a segunda vez que se celebra a data.

Em uma mensagem na conta oficial do Twitter @Pontifex_pt, Francisco disse que “é fundamental que os netos permaneçam ligados aos avós, que são como raízes, das quais extraem a linfa dos valores humanos e espirituais”.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida descreveu que com este lema o papa quer destacar “que os avós e os idosos constituem um valor e um dom tanto para a sociedade como para as comunidades eclesiais”.

“O lema é também um convite a reconsiderar e valorizar os avós e os idosos, tão frequentemente deixados às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais. A experiência de vida e de fé deles pode contribuir, com efeito, para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário”, disse um comunicado da Santa Sé.

A nota oficial acrescentou que este “convite a dar ouvidos à sabedoria dos anos revela-se, além disso, particularmente significativo no contexto do caminho sinodal que a Igreja tem empreendido”.

Finalmente, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convidou as paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais de todo o mundo "a encontrarem as modalidades para celebrarem essa Jornada, cada qual no seu contexto pastoral", e como fez na edição anterior, colocará à disposição algumas “ferramentas pastorais adequadas”.

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Em 31 de janeiro de 2021, o papa Francisco anunciou a instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado em toda a Igreja no quarto domingo de julho, "próximo à comemoração de são Joaquim e santa Ana, avós de Jesus”

Naquela ocasião, Francisco explicou que o objetivo deste Dia Mundial é promover o encontro entre gerações, de netos com avós e avós com netos, para “conservar as raízes e transmiti-las”.

Na missa celebrada na basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o papa escreveu em sua homilia – proferida por dom Rino Fisichella – que os avós e os idosos “são o pão que nutre nossas vidas” por isso nos convidou a ser “agradecidos pelos seus olhos atentos, que se aperceberam de nós, pelos seus joelhos que nos deram colo, pelas suas mãos que nos acompanharam e levantaram, pelos jogos que fizeram conosco e pelas carícias com que nos consolaram”.

 O lema do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi "Eu estou contigo todos os dias" e, para a ocasião, o papa Francisco escreveu uma mensagem, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também preparou uma oração e a Penitenciária Apostólica concedeu Indulgência Plenária a quem neste dia visitar um idoso e cumprir as condições estabelecidas pela Igreja Católica.

Confira também: