O ministério do Interior da Nicarágua ordenou o fechamento de 101 organizações não governamentais (ONGs), entre as quais a Associação Missionárias da Caridade, congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá e dedicada a servir os mais pobres.

O pedido de fechamento das 101 ONGs foi feito pelo legislador sandinista Filiberto Rodríguez em uma carta de 22 de junho apresentada à Assembleia Nacional.

No documento, divulgado pelo meio de comunicação nicaraguense Confidencial, Rodríguez apresentou “a iniciativa de Decreto Legislativo de Cancelamento da Personalidade Jurídica de Diversas Associações/Fundações, solicitada pela Direção Nacional de Registro e Controle de OSFL (organizações sem fins lucrativos, Ndr), para o devido processo legal”.

O texto afirma que a Associação Missionárias da Caridade "não cumpriu as suas obrigações" de acordo com a lei que regula as OSFL, a lei de lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e o financiamento da proliferação de armas de destruição em massa.

De acordo com o regime de Daniel Ortega, as missionárias não são credenciadas "pelo Ministério da Família para funcionar como Creche - CDI, Lar de Meninas e Asilo para Idosos", nem "têm alvará de funcionamento pelo Ministério da Educação para fazer reforço de aprendizagem” e as suas “demonstrações financeiras reportadas ao Ministério do Interior não coincidem com os documentos apresentados na fiscalização”.

A lista de organizações que o governo mandou fechar inclui também a Fundação Católica de Assistência ao Desenvolvimento Humano dos Nicaraguenses, a Fundação Espiritualidade para Crianças da Nicarágua, a Fundação Maternal Mi Infancia, a Associação Casa de Cuidados Infantis Diriomito.

Segundo a agência de notícias EFE, a Associação Missionárias da Caridade foi criada em 16 de agosto de 1988 e inaugurada após a visita que madre Teresa de Calcutá fez à Nicarágua, durante o primeiro governo de Daniel Ortega (1985-1990). O regime sandinista já governava o país desde 1979, após a queda do presidente Anastasio Somoza.

As missionárias da caridade administram o Lar Imaculado Coração de Maria na cidade de Granada, onde acolhem adolescentes abandonados ou vítimas de abuso.

Além da ajuda espiritual e psicológica, os menores recebem aulas regulares de música, teatro, costura, beleza e outros ofícios.

Na capital, Manágua, as freiras administram uma casa de repouso, fornecendo comida, roupas e outros cuidados.

A associação católica também desenvolve um projeto de reforço escolar para menores em situação de risco e administra uma creche para crianças pobres, principalmente filhos de mães solteiras e vendedores ambulantes.

Se a Assembleia Nacional, de maioria sandinista, aprovar essa iniciativa, serão 758 ONGs declaradas ilegais a pedido do governo Ortega.

Confira também: