Promovido há nove anos no santuário de Fátima, em Portugal, o curso sobre a mensagem de Fátima acontecerá pela primeira vez no Brasil, de 11 a 13 de novembro.  Será na paróquia Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo (SP), e já conta com 150 inscritos. A formação vai abordar elementos fundamentais das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria e também destacar a figura de irmã Lúcia de Jesus, uma das videntes, cujo processo de beatificação está em andamento na Santa Sé.

O curso é orientado pela vice-postuladora da causa de irmã Lúcia, irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria. Segundo ela, há um aumento do interesse dos brasileiros por Fátima devido à “força e impacto” que as figuras dos santos Francisco e Jacinta Marto despertam entre os católicos no Brasil, uma vez que foi no país onde aconteceu o milagre que levou à canonização dos pastorinhos.

Em 3 de março de 2013, Lucas de Oliveira, então com 5 anos, caiu de uma janela de 6,5 metros, do apartamento de seus avós, em Juranda (PR). Ele sofreu traumatismo craniano e perda de tecido cerebral. Segundo os médicos, caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, na melhor das hipóteses, com graves deficiências cognitivas.

A família de Lucas ligou para as carmelitas de Campo Mourão (PR) para pedir que rezassem pelo menino. As religiosas, então, começaram a rezar, pedindo a intercessão de Francisco e Jacinta Marto. Lucas ficou curado e sem sequelas.

Segundo irmã Ângela Coelho, um grupo do Brasil entrou em contato expressando interesse no curso. Para a religiosa, isso demonstra que o esforço do santuário em promover a mensagem de Fátima desperta “o interesse dos peregrinos pela força evangelizadora desta mensagem”.

Este mesmo curso aconteceu em Fátima no último fim de semana, com cerca de 300 participantes. A proposta formativa começou com um enquadramento teológico das aparições e terminou com uma abordagem sobre a importância e o significado permanente de Fátima.

A novidade desta edição do curso é o destaque à figura de irmã Lúcia. No dia 13 de outubro, foi entregue ao dicastério para as Causas dos Santos da Santa Séa “positio”, que contém testemunhos e informações detalhando as virtudes heroicas dela.

“Nós conhecemos a Lúcia a difundir Fátima, com os livros e as cartas e o que era mais desconhecido era o seu itinerário interior. Por isso, ela surge como mestre da vida espiritual: uma mulher que recebe uma mensagem, que tem um tempo imenso para a viver”, disse a vice-postuladora da causa da irmã Lúcia.

Segundo irmã Ângela Coelho, “Lúcia sai da atmosfera do sobrenatural que envolveu os primos” Francisco e Jacinta Marto, que morreram ainda crianças, pouco tempo após as aparições de Fátima. Para a vice-postuladora, Lúcia “faz um percurso como o nosso, feito de: dúvidas, sofrimentos, desilusões e desencantos, e faz um itinerário espiritual de uma certa purificação do seu carácter, onde é mais transformada pela Palavra de Deus e iluminada e, depois, numa fase mais final, onde há uma união transformante com o Senhor”.

“Lúcia vive um itinerário de santidade com as coordenadas que tinham sido plantadas na sua vida a 13 de maio. Foi uma mulher com uma grande inabitação da Santíssima Trindade, cuja porta de entrada é a adoração eucarística… Tudo isto dentro do Coração Imaculado de Maria”, declarou.

Irmã Ângela ressaltou ainda a “missão intercessora” de irmã Lúcia, que era “uma mulher com um profundo conhecimento das dores do século XX”. “É uma mulher incrível, que, de joelhos, intercede por nós, pela humanidade, com os temas da paz (Guerra Fria e Muro de Berlim); pelas intenções mais simples: saúde, trabalho; e por grandes intenções do papa”, afirmou.

Confira também: