A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) promove entre os dias 25 e 27 de janeiro o 32º Curso para Bispos. Neste ano, o evento recorda os 15 anos V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, que aconteceu em 2007 no Santuário Nacional de Aparecida (SP) e contou com a presença do papa Bento XVI. Como no ano passado, esta edição do curso será virtual, por causa das medidas impostas contra a pandemia de covid-19.

“Eu creio que é muito bom olhar e revisitar Aparecida e ver os passos dados. É sempre uma oportunidade de atualização, de reflexão”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, a Vatican News.

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar do Rio, dom Joel Portella Amado, afirmou que a Conferência de “Aparecida, com seu diagnóstico a respeito da mudança de época e sua maior indicação pastoral, ‘recomeçar a partir de Jesus Cristo’, não está superada. Ao contrário, mostra-se com um vigor pastoral que não podemos perder”.

No curso, além de diversas palestras temáticas, os participantes ouvirão testemunho de bispos que viveram a Conferência de Aparecida, como cardeal Raymundo Damasceno, cardeal Odilo Scherer, dom Walmor Azevedo de Oliveira, dom Dimas Lara Barbosa e dom Alberto Taveira. Também está confirmada a presença do prefeito do dicastério para os Leigos, Vida e Família da Santa Sé, cardeal Kevin Farrel, entre outros.

Confira também: