Prestes a completar 90 anos no próximo dia 12 de outubro, o Santuário do Cristo Redentor dá início a um projeto que convida pessoas do mundo todo a enviar fotos, vídeos e documentos para o seu Acervo Digital Colaborativo. Os materiais vão compor o Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor para que, em breve, seja construído um museu virtual.

“Da mesma forma que na época da construção do monumento ao Cristo Redentor, o senso colaborativo e comunitário também está presente no mundo digital. Será o maior Acervo Digital Colaborativo do mundo, sendo o Cristo Redentor a única das novas maravilhas que possui uma plataforma com inigualável tecnologia, gerando engajamento, preservando a estética e fomentando a memória”, disse o reitor do santuário, padre Omar Raposo.

O monumento do Cristo Redentor foi criado em 1931, através de uma grande campanha de arrecadação para a construção, realizada pelo cardeal Sebastião Leme, contando com a colaboração de diversas instituições e principalmente da comunidade. Desde a concepção e execução da obra até hoje, estima-se que milhões de pessoas produziram e produzem diariamente registros do monumento que podem ter valor histórico, religioso, acadêmico, cultural, social, ambiental e turístico.

O santuário realiza esta iniciativa em parceria com a Yapoli, empresa de centralização, gestão e distribuição de documentos e conteúdos digitais para corporações. O projeto permitirá a pessoas do mundo inteiro colaborar na composição da história do monumento. As colaborações podem ser enviadas através do site acervo.santuariocristoredentor.com.br.

A história do Cristo Redentor remonta à época do Império. Desde 1859, o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss olhava para o Corcovado da janela da Igreja do Colégio da Imaculada Conceição, na Praia de Botafogo, e foi inspirado a construir ali um monumento religioso.

Paroquiana do padre Boss, a princesa Isabel sabia desse desejo do sacerdote. Após a assinatura da abolição da escravatura, em 1888, quiseram homenagear a princesa com uma estátua no Corcovado. Ela, porém, preferiu que a imagem fosse do Sagrado Coração de Jesus, “verdadeiro redentor dos homens”. Entretanto, em 1889, com a proclamação da República e a separação entre Igreja e Estado, o projeto não seguiu em frente.

Anos mais tarde, em 1921, com os preparativos para o centenário da independência do Brasil, o Círculo Católico decidiu dar prosseguimento a este sonho. Foi escolhido o projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa, que era uma imagem de Jesus sobre um pedestal, segurando uma grande cruz com a mão esquerda, e o globo com a mão direita.

O então arcebispo do Rio de Janeiro, dom Sebastião Leme, promoveu uma grande campanha a fim de arrecadar fundos para a construção contando com a colaboração da comunidade.

 Dom Sebastião Leme também pediu ao engenheiro Heitor da Silva Costa um novo projeto, de maior significado religioso e que pudesse ser visto a grandes distâncias. Assim, observando as enormes antenas de readiotelefonia sobre o Corcovado, o engenheiro teve a ideia de construir uma imagem em que o corpo do Cristo formasse uma cruz, com o tronco ereto e os braços abertos.

Uma das solicitações feitas por Dom Sebastião Leme ao engenheiro foi que o Sagrado Coração de Jesus fosse colocado. Assim, um discreto coração foi moldado no peito do Cristo, única parte interna revestida de pedra-sabão.

Feito de concreto armado e pedra-sabão, o Cristo Redentor tem 30 metros de altura e fica sobre o pedestal de oito metros. Os braços da imagem se estendem por 28 metros de largura. O projeto foi concebido com a colaboração do escultor francês Paul Landowski e do engenheiro francês Albert Caquot.

As peças da cabeça e das mãos do Cristo foram moldadas, em tamanho real, em Paris, França. Vieram para o Brasil em dezenas de partes enumeradas: 50 da cabeça e oito das mãos, para que a montagem fosse feita no local.

O monumento do Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na cerimônia, dom Sebastião Leme abençoou a obra com as seguintes palavras: “Cristo vence! Cristo reina! Cristo impera! Cristo proteja de todo mal o seu Brasil!”.

Em 2006, no 75° aniversário de inauguração, cardeal Eusébio Oscar Scheidt, arcebispo do Rio de Janeiro, criou o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado. No ano seguinte, o Cristo Redentor foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Confira também: