Em oposição às festas de Halloween, no dia 31 de outubro, as crianças da paróquia Sagrado Coração de Jesus de Cambaceres, em Buenos Aires, Argentina, celebraram uma nova edição da Festa da Vida e da Santidade.

As crianças, fantasiadas de diferentes santos, saíram da igreja em procissão até a ermida de Nossa Senhora de Luján, em Villa Tranquila.

Depois de caminhar mais de um quilômetro, a comunidade celebrou a missa presidida pelo pároco, padre Christian Viña. Ao final, as crianças contaram a história do santo que representavam.

Na sua homilia, o padre Viña destacou que o catecismo da Igreja “ao proclamar solenemente que estes fiéis (os santos) praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus” reconhece para eles “a força do Espírito de santidade, que está nela e sustenta a esperança dos fiéis, propondo os santos como modelos e intercessores”.

“Modelos e intercessores que nos precederam no seguimento de Cristo Caminho, Verdade e Vida, e de que tanto necessitamos em nossa Argentina descristianizada, cheia de antimodelos”.

“Os santos não precisam de nós; mas nós sim precisamos deles. Certamente podemos nos dirigir diretamente a Deus; e adorá-lo, louvá-lo, suplicar-lhe e agradecer-lhe”, mas, “quando recorremos aos santos, fazemos o que tantas vezes fazemos aqui na terra; por exemplo, quando pedimos para a nossas mães intercederem por nós, diante de nossos pais, em situações delicadas”.

Este dia, continuou padre Viña, “foi, mais uma vez, uma oportunidade extraordinária para aprofundar na vida e na obra daqueles que nos precederam como membros da Igreja militante e que já alcançaram a meta”.

“Esses pequeninos, diante de tantas propostas satânicas de idolatria, feiura, perversão e morte –que são promovidas nessas horas- foram mais uma vez um sopro de ar puro para o nosso bairro. Agradecemos-lhes, de todo o coração, pelo seu testemunho; e o dos jovens de Villa Elisa e de outras paróquias”, concluiu.

No dia seguinte, 1º de novembro, na Catedral do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Vale, as crianças celebraram Todos os Santos sob o lema “Quero ser santo e seguir Jesus”.

As crianças vestidas como santos diferentes ou carregando uma foto de seu santo favorito foram convocadas pela Pastoral da Infância.

Em clima de festa, participaram da animação e da oração ao Espírito Santo, viram um musical sobre o beato Mamerto Esquiú e se consagraram à Virgem Maria.

Confira também: