O Bispo de San Cristóbal, Dom Mario Moronta, afirmou que as crianças e adolescentes, com respostas simples e diretas, expressaram seu desejo de serem atores da vida da Igreja e por isso se criou o Secretariado Diocesano para a Infância e a Adolescência, que brindará o apoio necessário às paróquias e grupos.

As inquietações dos menores foram expostas durante o Sínodo das Crianças e Adolescentes, realizado no marco do II Sínodo Diocesano de San Cristóbal, que reuniu cerca de 400 representantes paroquiais.

O objetivo do encontro foi recolher suas respostas a quatro perguntas: Como vêem as crianças e adolescentes à Igreja? O que eu gosto de minha paróquia? Que eu não gosto de minha paróquia? Como querem as crianças e adolescentes participar da Igreja?

"As respostas foram muito sinceras e mostraram as urgências a ter em conta para uma melhor atenção das crianças. No fundo quiseram propor que eles também são sujeitos e atores na evangelização, com o que lhes é próprio", assinalou Dom Moronta.

"Com a terceira pergunta nos brindaram algumas advertências", disse o Prelado venezuelano, pois manifestaram a falta de grupos juvenis, de organização; assim como o fato que "às vezes as mulheres vão mal vestidas", a Missa às vezes dura muito, "alguns párocos são mal humorados e quando termina a Missa querem correr às crianças", a falta de testemunho de alguns sacerdotes, entre outros.

O principal, afirmou Dom Moronta, é que as crianças e adolescentes querem colaborar com a Igreja, "ajudando os párocos, sendo coroinhas, pertencendo ao coral paroquial", entre outros. "A Igreja é para todos. As crianças e os adolescentes não são simples receptores passivos de conteúdos ou de propostas. A catequese, precisamente e com a ajuda dos itinerários catequéticos, permite que a criança e o adolescente" se incorpore em suas comunidades, recordou o Bispo de São Cristóbal.

Nesse sentido, anunciou a criação do Secretariado Diocesano para a Infância e a Adolescência e a celebração de uma Missa em 14 de agosto, vésperas de Nossa Senhora da Consolação, em que apresentarão a Santa María "o entusiasmo, a alegria e a esperança" daqueles menores, para que "os abençoe e conceda a graça do entusiasmo apostólico em nossas crianças e adolescentes". "É a hora do protagonismo autêntico dos batizados", afirmou.