A Arquidiocese de Manágua (Nicarágua) denunciou a criação de contas falsas no Twitter e no Facebook do Cardeal Leopoldo Brenes Solórzano, o qual não tem nenhuma conta nas redes sociais.

A conta do Twitter @ArzManagua mostra cinco tuítes recentes, entre os quais destaca-se um que indica que o chanceler da Nicarágua, Denis Moncada, teria aceitado retomar o diálogo nacional.

Embora o Cardeal tenha anunciado no domingo, 12 de agosto, que "estamos buscando algumas reuniões com o senhor chanceler (Denis Moncada) que representa a comissão do governo", o que foi assinalado pela conta do @ArzManagua é falso.

Do mesmo modo, a conta falsa de Facebook é chamada de "Cardeal Leopoldo Brenes".

Em contato com o grupo ACI na segunda-feira, 13 de agosto, a Arquidiocese de Manágua assegurou que o Cardeal Leopoldo Brenes não tem conta no Twitter e em nenhuma outra rede social.

Em comunicado publicado também na segunda-feira, a Arquidiocese recordou as contas que utiliza nas redes sociais: @arquimanagua (Twitter); arquidiocesisdemanagua (Facebook); @arquidiocesisdemanagua (Instagram); e Arquidiocese de Manágua (Youtube).

Desde abril deste ano, a Nicarágua vive uma grave crise social e política, caracterizada pelos protestos contra o regime do presidente Daniel Ortega e a violência que grupos ligados ao governo exerceram contra a população, assassinando centenas de pessoas.

Nos últimos meses, várias igrejas e bispos foram atacados pelos grupos paramilitares ligados a Ortega.

Confira também: