Padre Joël Yougbare, pároco de Djibo (Burkina Faso), continua desaparecido desde domingo, 17 de março, depois de celebrar a Missa dominical no povoado de Bottogui.

"Nós não temos notícias desde que o Padre Joël foi embora após celebrar a Missa no povoado de Bottogui no domingo, 17 de março", explicou à agência vaticana Fides Dom Laurent Dabire, Bispo de Dori, uma cidade no nordeste de Burkina Faso.

Sabe-se que Pe. Joël pegou o caminho de volta pela estrada após a celebração Eucarística. Segundo testemunhas, o sacerdote fez uma parada em Sergoussouma, entre 14h30 e 15h.

Por volta de 16h30, Pe. Theodore Kpoda, Vigário Paroquial de Djibo, tentou se comunicar por telefone com Pe. Joël para verificar se tinha chegado com segurança à paróquia. Não recebeu resposta.

Dom Dabiré assinalou que "a investigação está em andamento, mas até agora não há resultados". "Não sabemos o que pensar. Padre Joël poderia ter sido sequestrado, poderia ter se perdido na estrada ou sofrido um acidente", disse o Prelado.

A região onde o sacerdote desapareceu se tornou insegura devido aos ataques de grupos jihadistas.

Em meados de fevereiro, um sacerdote espanhol e quatro oficiais da alfândega foram mortos a leste de Burkina Faso. Pe. Pierluigi Maccalli, sacerdote italiano da Sociedade de Missões Africanas, também foi sequestrado em 2018, em Tillaberi.

De acordo com o jornal espanhol ‘El Mundo’, o terrorismo jihadista matou mais de dez mil pessoas em 37 países em 2018. As áreas que sofreram mais ataques foram África subsaariana, Oriente Médio e Magrebe e região central e sul da Ásia.

Confira também: