Na França, país que foi palco de quase mil atentados anticristãos em 2020, e que viu um crescimento da intolerância contra os cristãos em 300% nos últimos dez anos, segundo o Observatório sobre Intolerância e Discriminação dos Cristãos na Europa, novas igrejas católicas estão sendo construídas e utilizadas.

No último domingo, 16 de janeiro, foi lançada a pedra fundamental de uma nova igreja paroquial em Voisins-le-Bretonneux, cidade próxima a Versalhes. A missa vem sendo celebrada em um ginásio alugado na cidade, mas decidiu-se que já era hora de construir uma casa para os mil fiéis que se reúnem regularmente.

Em muitos lugares da Europa, as dioceses discutem o que fazer com as igrejas vazias e sem uso. Mas, nessa pequena cidade da França um projeto de construção no valor de dez milhões de euros, cuja metade já está financiada e com perspectiva de angariar os outros cinco milhões através de donativos, está em marcha.

O padre Grosjean disse que não está cego para a situação da Igreja, mas que o novo edifício é também um sinal de esperança, porque “se oferecermos apenas o rosto de uma Igreja resignada, ninguém vai querer se juntar a nós”.

Já existem outros dois projetos de construção de igrejas na França, no departamento de Sena e no departamento de Marne, a leste de Paris.

A cidade de Chelles, com uma população de 55 mil habitantes, se beneficiará de uma estação da futura linha ferroviária Grand Paris e continuará a crescer. A construção de uma igreja maior deve ser concluída até o final de 2024. Um pouco mais a leste, um novo local de culto está em construção em Val d'Europe, um distrito da nova cidade de Marne-la-Vallée, perto do parque de diversões Disneyland Paris. Na área em rápido desenvolvimento, a população aumentou dez vezes em poucas décadas.

"Seine-et-Marne é um dos poucos departamentos com um forte crescimento demográfico, de 600 mil habitantes na década de 1960 para 1,4 milhão hoje", disse Dom Guillaume de Lisle, auxiliar de Meaux.

Também está sendo construída uma igreja em Clichy-sous-Bois, dedicada a são João XXIII. Ela deve ficar pronta na primavera. A construção de uma nova igreja ao norte de Toulouse, no distrito de Borderouge, ainda está na fase de projeto.

Confira também: