Os seis cardeais que constituem o Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco na Reforma da Cúria Vaticana finalizaram nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, sua 33ª reunião plenária, realizada desde a última segunda-feira, em Roma.

Participaram na reunião o Cardeal Pietro Parolin, o Cardeal Óscar A. Rodríguez Maradiaga, o Cardeal Reinhard Marx, o Cardeal Seán Patrick O’Malley, o Cardeal Giuseppe Bertello e o Cardeal Oswald Gracias.

Além disso, estiveram presentes o Secretário do Conselho dos Cardeais, Dom Marcello Semeraro, e o Secretário Adjunto, Dom Marco Mellino.

O Pontífice participou nos trabalhos do Conselho todos os dias, exceto da manhã desta quarta-feira, porque presidiu a Audiência Geral na Sala Paulo VI.

Durante esta reunião, os Cardeais se concentraram na leitura da nova Constituição Apostólica, que deveria substituir a “Pastor Bonus” promulgada por São João Paulo II e em vigor desde 28 de junho de 1988.

A nova Constituição Apostólica foi enriquecida com as contribuições dos Dicastérios da Cúria Romana e de alguns especialistas. O Conselho dos Cardeais prosseguiu com sua revisão e avaliou algumas sugestões que lhes foram enviadas nas últimas semanas por alguns Cardeais residentes em Roma que ainda não tinham tido a oportunidade de apresentar suas propostas.

A próxima reunião ocorrerá em abril de 2020.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: