Muitos católicos se perguntam onde mora o papa Emérito Bento XVI e como ele passa seu tempo depois de renunciar ao pontificado em 11 de fevereiro de 2013.

Bento XVI, que fez 95 anos em abril, mora desde sua renúncia ao pontificado no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde se dedica à leitura, estudo, escrita e oração.

O papa emérito costumava rezar o terço todos os dias enquanto passeava pelos jardins do Vaticano ao redor de sua casa, mas à medida que foi envelhecendo e a dificuldade de caminhar aumentando, começaram a levá-lo em um carrinho de golfe para que ele pudesse rezar sentado.

Durante seu tempo de aposentadoria, Bento XVI também fez aparições públicas ocasionais ao lado do papa Francisco.

Em 16 de abril de 2022, seu secretário pessoal, o arcebispo Georg Gänswein, disse que Bento XVI "está fisicamente fraco e frágil, mas bastante lúcido".

Gänswein contou que Bento XVI começa sua rotina diária celebrando a missa e as orações do breviário. Depois, toma o café da manhã e faz uma pausa.

Depois, o papa se dedica às leituras e às cartas e quando há tempo, ouve música. No passado, Bento XVI demonstrou um gosto especial pelo compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e pela música sacra.

Depois de uma pequena pausa, de vez em quando, o papa emérito recebe algumas pessoas à tarde que o visitam dependendo de como ele se sente.

À tarde, recorda dom Gänswein, Bento XVI faz um pequeno passeio pelos Jardins do Vaticano e reza o terço sentado. Após o jantar, ele assiste ao telejornal em italiano e conclui o dia com a oração da noite.

Confira também: