No dia 25 de agosto, durante a sua viagem apostólica à Irlanda, o Papa Francisco visitará um centro de ajuda para famílias desabrigadas em Dublin, e aqui apresentamos a história deste lugar.

Trata-se do Capuchin Day Center for Homeless People, fundado em 1969 e administrado pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Em seu site, o Capuchin Day Centre for Homeless People indica que, como parte do seu trabalho, distribuem pacotes de comida para mais de 1.400 pessoas que vivem na rua e à noite distribuem o jantar a mais de 600 pessoas.

Também dão roupas aos pobres e têm um espaço para as famílias e chuveiros para os necessitados.

Em um vídeo, o diretor do centro, o irmão Kevin Crowley, indicou que fornecem “mais do que comida", porque "temos contato com essas pessoas e conversamos com elas".

"A nossa maior preocupação pelas pessoas que vêm a este centro é a dignidade e o respeito por cada uma delas", afirmou.

Acrescentou que o centro tem uma área que atende as crianças porque elas "devem ser tratadas com respeito e com amor. Cada pequeno chegou a um lar".

O irmão Crowley também contou que muitas pessoas que chegam ao local têm poucos recursos econômicos, "estão prestes a perder suas casas ou estão desempregados devido à recessão econômica".

"Deve ser absolutamente horrível levantar-se de manhã e ter que enfrentar algo desconhecido, sem saber o que vai acontecer hoje, sem saber onde você vai dormir", comentou sobre a situação que vivem as pessoas que chegam ao Capuchin Day Centre for Homeless People.

O frade capuchinho fez um apelo ao governo irlandês para que se “tenha respeito, dignidade para conseguir um lugar a fim de que estas crianças pobres e suas famílias já não estejam nas ruas e vivam com harmonia, respeito e amor".

Confira também:

Mais em