O porta-voz da Conferência Episcopal Polonesa (CEP), padre Leszek Gęsiak, considerou "grotesca" a declaração da agência de notícias russa TASS de que a Igreja Católica na Polônia quer "tomar a arquidiocese de Lviv na Ucrânia".

A TASS disse na quarta-feira (22) que o serviço russo de inteligência estrangeira da Rússia SVR considera ter " evidências de que a Conferência Episcopal Polonesa, o principal órgão da Igreja Católica na Polônia, está discutindo seriamente a questão de tomar a arquidiocese de Lviv da Igreja Católica Romana na Ucrânia”.

“Tal percepção da agência de imprensa russa deve ser tratada, obviamente, como parte da propaganda da guerra, e não tem nada a ver com a realidade. São um exemplo clássico do que são as fake news”, disse padre Gęsiak.

O sacerdote afirmou que nunca, nem mesmo "nos bastidores" em reuniões com bispos, alguém havia considerado a ideia.

A agência TASS afirmou ainda, novamente citando o SVR, que para "tomar" a arquidiocese ucraniana de Lviv, é de "importância vital" eliminar a Concordata entre a Polônia e o Vaticano.

Padre Gęsiak disse que “a Concordata é um tratado internacional assinado por dois Estados. Certamente não há necessidade neste momento de renegociar”.

O porta-voz da Conferência Episcopal Polonesa também afirmou que o episcopado é composto por bispos que servem na Polônia. Portanto, não há razão legítima para incluir nesta instituição um bispo que dirige uma diocese fora da Polônia, mesmo que seja polonês.

Confira também: