A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) disse num comunicado que sente "com profunda dor" a ferida causada pela prisão do bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, ocorrida na madrugada de sexta-feira (19).

No comunicado publicado na sexta-feira (19), a CEN afirma que “somos um só corpo e vivemos uma profunda comunhão à imagem da Santíssima Trindade”.

Por isso, "sentimos com profunda dor esta ferida que sofremos como Igreja na Nicarágua e rezamos por nosso irmão dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, por todos os nossos sacerdotes e fiéis leigos para que o Senhor nos dê a palavra para dar a conhecer sem medo, 'o mistério do evangelho'”.

Durante a madrugada de sexta-feira (19), policiais do regime de Daniel Ortega, ex-guerrilheiro que soma 29 anos no poder da Nicarágua, invadiram a casa episcopal de Matagalpa para levar dom Álvarez e os padres, seminaristas e um leigo que estavam presos desde 4 de agosto no local cercado por tropas e vigiado por drones.

O comunicado diz que todos os presos foram levados para a capital Manágua. “Dom Rolando está em ‘proteção domiciliar’ e seus companheiros na Direção de Assistência Judiciária, também conhecida como Chipote”.

Na sexta-feira (19), o arcebispo de Manágua, cardeal Leopoldo Brenes, teve “a oportunidade de conversar com dom Álvarez, que o encontrou fisicamente abatido, mas espiritualmente forte com confiança no Senhor”, diz o comunicado.

"Em todos os momentos e circunstâncias, - continua o comunicado -tendo os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (...), toda a Igreja na Nicarágua permanece unida na penitência e na oração, e com são Paulo queremos dizer: "Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja”.

A CEN termina o comunicado pedindo a intercessão de Nossa Senhora "por todos aqueles que vivem e morrem por causa da fé em Jesus Cristo e na sua Igreja, queremos aprender deles a amar-te cada dia mais, a confiar-nos a ti em todas as nossas necessidades."

“Ensina-nos a imitar tua fé, tua esperança, tua caridade e tua entrega até o fim nas mãos de teu Filho Jesus Cristo. Santa Maria, auxílio dos cristãos, rogai por nós”, conclui o comunicado.

Confira também: