No Domingo de Páscoa, o famoso tenor italiano Andrea Bocelli transmitiu uma “mensagem de amor, cura e esperança” para quase 30 milhões de pessoas em todo o mundo durante um pequeno concerto transmitido online na Catedral de Milão.

Acompanhado somente por um pianista, Bocelli interpretou dentro da catedral as músicas sacras "Panis Angelicus", "Ave Maria", "Sancta Maria" e "Domini Deus". Finalmente, fora do local e diante de uma cidade de Milão completamente vazia, interpretou o hino cristão "Amazing Grace".

A apresentação se chamou "Music For Hope" (Música para a esperança) e já foi vista no YouTube por mais de 33.129.937 pessoas em suas casas, em meio à pandemia global do coronavírus COVID-19. Nesta terça-feira, 13 de abril, a Itália atingiu 20.465 mortos e 159.516 infectados; a região da Lombardia, onde Milão está localizada, continua sendo a mais afetada, com 10.901 mortes e 60.314 casos.

"No dia em que celebramos a confiança em uma vida que triunfa, sinto-me honrado e feliz em responder 'sim' ao convite da Cidade e do Duomo de Milão. Eu creio na força de rezar juntos; creio na Páscoa cristã, um símbolo universal do renascimento que todos, sejam crentes ou não, realmente precisam neste momento. Graças à música, transmitida ao vivo, reunindo milhões de mãos juntas em todo o mundo, abraçaremos o coração palpitante desta terra ferida, esta maravilhosa forja internacional que é motivo de orgulho para o povo italiano”, disse o tenor antes de iniciar sua apresentação.

Em entrevista à Efe, Bocelli afirmou que sempre pede "o dom da fé, da esperança e a humildade, que acredito que é o único antídoto capaz de eliminar o vírus da face da terra".

“O Duomo de Milano tem um significado especial. É um símbolo muito importante do cristianismo e, neste momento, é o emblema de uma das cidades mais afetadas pelo vírus em todo o mundo", acrescentou.

Nas redes sociais como o YouTube, milhares de pessoas contaram como foi importante ver e escutar este canto à esperança no Domingo de Páscoa.

Por exemplo, a usuária Cinthia Shields escreveu na descrição da transmissão: “As ruas vazias são inquietantes, mas a voz de Andrea é celestial e abriu os céus da esperança para mim. Muito obrigada por compartilhar seus belos talentos com o mundo e por nos ajudar a acreditar que em breve haverá vida novamente”.

Outro comentário, desta vez de Steve Johnstone, assinala: “Estávamos cegos, mas agora, vamos todos ver. Somos uma raça, um mundo, uma família. Grazie Andrea”.

“Absolutamente tocado pelo canto, não podemos evitar que as lágrimas caiam, ainda vemos a glória e a graça de Deus no meio dessa confusão. Oremos pelos enfermos e aflitos. Entendemos que os humanos são tão vulneráveis, que Deus tenha piedade de nós e nos dê forças para superar essa pandemia", disse outro usuário.

Tom Vanderloop, que se apresenta como professor, disse: “Andrea Bocelli tem uma voz como nenhum outro cantor profissional, é maravilhoso. Obrigado pelo "espírito" de um grande especialista em concertos. Deus abençoe o mundo na 'pandemia' que todos enfrentamos!”.

Uma mulher da Uganda, Ruth Baguma, dirigiu-se a todas as pessoas da Itália: “Estamos rezando por vocês. Muito amor de Uganda. Alguns amigos italianos de minha mãe fizeram a fundação da nossa casa, nos deram um lar. Nós amamos vocês e isso vai passar, a ajuda está a caminho”.

O usuário Ken escreveu da Malásia: “Nesta incrível ocasião da ressurreição de Cristo, enquanto o mundo inteiro é a escuridão da pandemia, somente a voz de Andrea Bocelli poderia nos dar esperança e iluminar nossos corações com fé e orações para que esta pandemia possa desaparecer em breve".

Outra usuária, Julett M. Broadnax, comentou: “Que grande presente para o Domingo de Páscoa, para ser visto sempre que quiser. Meu coração está cheio de gratidão pelo dom de seu talento e oração”.

Além disso, mais de 18 mil comentários no YouTube descrevem todas as emoções que o concerto de Bocelli evocou através da plataforma.

Confira também: