A Comunidade Católica Shalom vai comemorar 40 anos de fundação em um encontro com o papa Francisco, em 26 de setembro, no Vaticano. Participarão do evento membros da comunidade que realizam missão em diversos países.

A Comunidade Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fiéis, com personalidade jurídica, reconhecida pela Santa Sé. Seus estatutos foram aprovados definitivamente em 2012.

Foi criada em 1982, em Fortaleza (CE), por Moysés Azevedo, na época com 20 anos. Ele foi escolhido, em 1980, pelo então arcebispo de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao papa João Paulo II em nome dos jovens, durante o X Congresso Eucarístico Nacional. Moysés rezou pedindo a Deus um presente digno do papa e, em 9 de julho daquele ano, entregou a João Paulo II uma carta em que se colocou à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.

Dois anos depois, foi inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria, cuja missão era anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegavam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.

Ao completar 40 anos, a Shalom está presente em cerca de 26 países ao redor do mundo como os Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Angola, Reino Unido e Argentina, com mais de dez mil membros engajados em sua obra. Além da espiritualidade, também investe em projetos de transformação social para crianças, jovens, adultos e idosos, e faz anualmente o Halleluya, considerado “o maior festival de música católica da América Latina”.

A cada cinco anos, a comunidade tem a tradição de peregrinar a Roma para renovar a vocação dos membros diante do papa. Neste ano, a Convenção Shalom marca a celebração dos 40 anos da comunidade, com o tema “Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos Jovens e Amigos dos Pobres”. Os missionários visitarão Roma e Assis, de 23 a 28 de setembro.

Segundo o organizador da convenção e membro da Comunidade Shalom, padre Franco Galdino, o evento vem sendo organizado desde o início de 2022 por uma equipe de voluntários de 40 missionários. A expectativa maior é para o encontro com o papa em 26 de setembro, às 9h30.

“O que faz brilhar os nossos olhos e toda a equipe de serviço é preparar o encontro da Comunidade Shalom com o santo papa, que para nós é muito significativo, já que a comunidade nasceu há 40 anos do jovem Moysés, fundador da associação, que diante do sucessor de Pedro, o papa João Paulo II, ofertou a sua vida e se colocou à disposição para servir àqueles que estavam distantes de Cristo e da Igreja”, disse o padre.

Para a missionária e economista Maria Cláudia, que participou duas vezes da convenção, e já está Roma, o momento é uma oportunidade de se reunir com a família Shalom e renovar a oferta de vida aos pés do papa. “Minha expectativa é reviver esta experiência como comunidade, além de estar ansiosa para saber o que ele tem a nos dizer neste momento em que comemoramos 40 anos de um projeto de Deus”, afirmou.

Confira também: