Hollywood, o emblemático distrito da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde se concentra a maior indústria do cinema mundial, também tem entre seus habitantes várias comunidades de religiosas de clausura.

Neste lugar existem quatro ordens religiosas, dependentes da Arquidiocese de Los Angeles, cuja vida contemplativa, caritativa e simples se contrapõe ao glamour, dinheiro e prazeres que a meca do cinema oferece.

Uma dessas congregações é a das irmãs dominicanas que vivem no Mosteiro dos Anjos. A fundadora deste convento, Irmã Mary Gabriel, disse a ‘Angelus News’ que quando sua comunidade planejava se expandir a outros lugares dos Estados Unidos, ela costumava dizer que “em qualquer lugar, menos em Hollywood”.

Entretanto, ela atribui ao Espírito Santo o fato de que encontrou ali um local adequado para a comunidade há várias décadas. Embora agora na região onde as religiosas moram abriram lojas e clubes de strip-tease, elas continuam perseverando em seu propósito de rezar pela conversão de Los Angeles, dos Estados Unidos e do mundo.

Irmã Mary Gabriel indicou que seu mosteiro foi visitado por celebridades como Bob Hope, que atuou no filme “Morena e Perigosa” e “The Big Broadcast of 1938”; e Debbie Reynolds, protagonista do clássico “Cantando na Chuva”. Também esteve no local o Servo de Deus Pe. Patrick Peyton, o fundador da Cruzada pelo Rosário em Família, e que pronunciou a famosa frase “família que reza unida permanece unida”.

Para dar um testemunho de fé, as religiosas costumam realizar procissões pelas ruas de Hollywood, onde rezam o terço. Recentemente, fizeram outra procissão no começo de outubro, mês dedicado a esta devoção.

“O Rosário é fundamental para nossa ordem”, indicou uma religiosa chamada Mary St. Pious e disse que sua comunidade o reza todos os dias às 16h (hora local).

Comentou que, além de rezar pela conversão do mundo, elas também recebem as intenções de oração de pessoas que lhes enviam. Além disso, rezam pelos danificados pelos recentes terremotos e furacões.

A religiosa assinalou que todas as pessoas que desejam podem se unir a elas para rezar o terço e que sempre falam para as famílias sobre a importância de realizar esta prática.

A Arquidiocese de Los Angeles declarou ao Grupo ACI que as outras religiosas presentes em Hollywood sãos as Irmãs do Santíssimo Sacramento da Caridade, as Irmãs de Betânia e as Irmãs Religiosas da Caridade.

O apostolado das Irmãs do Santíssimo Sacramento da Caridade é centrado na atenção aos enfermos e indigentes e na catequese de crianças e adultos.

As Irmãs de Betânia trabalham na paróquia de Cristo Rei e as Irmãs Religiosas da Caridade acolhem pessoas pobres e vulneráveis.

Confira também: