Durante a Missa celebrada na Casa de Santa Marta na manhã de hoje, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Papa Francisco destacou em sua homilia que “se poderia dizer que hoje é a festa do amor de Deus”, um amor que é como “um mar sem fundo”.

O Santo Padre sublinhou que antes que qualquer homem pudesse amar Deus, “foi Ele que nos amou por primeiro, Ele é o primeiro a amar”. “Deus é assim: sempre por primeiro. Ele nos espera por primeiro, nos ama por primeiro, nos ajuda por primeiro”.

Este amor de Deus esconde um grande mistério: “É um amor que não se pode entender. Um amor de Cristo que supera todo conhecimento. Supera tudo. Tão grande é o amor de Deus. E um poeta dizia que era como o mar, sem margens, sem fundo... mas um mar sem limites. E este é o amor que nós devemos entender, o amor que nós recebemos”.

Na homilia, o Pontífice destacou o modo através do qual Deus foi se revelando à humanidade no decorrer da história, avançando passo a passo para ensinar-nos a grandeza de seu amor: “foi um grande pedagogo”, disse o Papa, que também sublinhou que esse amor foi revelado nas pequenas coisas.

“Como Deus manifesta o amor? Com as grandes coisas? Não: rebaixa-se, rebaixa-se, rebaixa-se com esses gestos de ternura, de bondade. Faz-se pequeno. Aproxima-Se. E com esta proximidade, com este rebaixamento, Ele nos faz entender a grandeza do amor. O grande deve ser entendido por meio do pequeno”.

Esse amor mostrado no pequeno se faz concreto em Jesus Cristo. “Quando Jesus nos quer ensinar como deve ser a atitude cristã, nos diz poucas coisas, nos faz ver aquele famoso protocolo sobre o qual todos nós seremos julgados. E o que diz? Não diz: ‘Eu creio que Deus seja assim. Entendi o amor de Deus’. Não, não… Eu fiz o amor de Deus em pequenas coisas. Dei de comer ao faminto, dei de beber ao sedento, visitei o doente, o detento”.

“As obras de misericórdia são justamente a estrada do amor que Jesus nos ensina em continuidade com este amor de Deus”. As obras de misericórdia “são a continuidade deste amor, que se rebaixa, chega a nós e nós o levamos avante”, concluiu o Santo Padre.

Confira também: