A Comissão Europeia nomeou ontem, 5 de maio, Christos Stylianides enviado especial para a Promoção e Proteção da Liberdade de Religião ou Crença fora da União Europeia. Bispos da União Europeia celebraram esta nomeação e manifestaram o seu desejo de trabalhar "em estreita colaboração".

Margaritis Schinas, vice-presidente da Comissão Europeia, anunciou esta nomeação através da sua conta no Twitter. "A liberdade de religião e de crença está sob ataque em muitas partes do mundo", disse.  Para o político grego, a nomeação de Stylianides mostra a determinação do organismo europeu de proteger os direitos de todas as religiões e crenças.

 

O cargo de enviado especial da UE para a Liberdade de Religião ou Crença foi criado em maio de 2016.

O cardeal Jean Claude Hollerich, presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), desejou ao novo enviado “sucesso nesse importante papel de promoção de um direito fundamental e de um valor fundamental da União Europeia, ameaçado em muitas partes do mundo, e esperamos trabalhar em estreita colaboração”.

A COMECE destaca que estatísticas recentes revelaram que as restrições governamentais e hostilidades sociais envolvendo religião aumentaram e hoje muitas pessoas vivem com medo de perseguição e discriminação por causa das suas crenças, sejam elas religiosas ou não religiosas.

Confira também: