O Bispo do Segorbe e Presidente da Comissão Episcopal de Ensino da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Casimiro López Llorente, assinalou que é um direito dos pais de família espanhóis expor a objeção de consciência à controvertida matéria de “Educação para a Cidadania” (EpC), que impulsiona o governo socialista.
Durante a inauguração do curso acadêmico da Universidade Católica de Ávila, Dom López Llorente anunciou que pediu que se mude o conteúdo da EpC para que deixe de transmitir conteúdos ideológicos questionáveis.
“Coloquei uma proposta que é viável e admite a lei para que se modifiquem os decretos de modo que se ata esta disciplina ao conhecimento da Constituição, de seus princípios, dos direitos fundamentais, e da estrutura e funcionamento da sociedade, que acredito que é acorde com o que está pedindo a União Européia”, assinalou o Prelado.
Para isso, é necessário “que se elimine tudo aquilo que supõe uma antropologia que prescinde de Deus, um relativismo moral e toda a discussão da ideologia do gênero através dessa disciplina”.
“Se isto não for possível, que acredito que o é, seria bom, ao menos, que fora optativa e que se respeitasse a aqueles que por razões de consciência não queriam tê-la”, adicionou o Presidente da Comissão Episcopal de Ensino.
“A opção de objetar é uma posição totalmente correta e inclusive constitucionalmente admitida pelo Tribunal Constitucional”, disse o Prelado ao referir-se aos milhares de pais de família que se resistiram a que seus filhos sejam submetidos ao contrabando ideológico da EpC. “Em nenhum caso são insubmissos e em nenhum caso podem ser ameaçados”, concluiu.