A agência informativa OMPRESS informou que uma diocese brasileira abrirá em breve a causa de beatificação do sacerdote japonês Chohachi Nakamura, quem se dedicou a servir aos imigrantes japoneses no país sul-americano até sua morte em 1940.

O Bispo de Presidente Prudente, Dom Benegito Gonçalves dois Santos, publicou o decreto que estabelece o tribunal eclesiástico que analisará a causa de beatificação do Padre Nakamura, ordenado sacerdote em Nagasaki em 1897.

O sacerdote trabalhou durante 26 anos uma paróquia de Kagoshima, e logo partiu como voluntário para ajudar aos imigrantes japoneses católicos no Brasil. Chegou à América do Sul em 1923 e trabalhou aí durante 17 anos até sua morte em 1940, na cidade de Álvares Machado.

O missionário atendia a várias comunidades em São Paulo e tinha que percorrer a pé ou a cavalo uma área equivalente em superfície à do Japão. O Padre Nakamura era conhecido por dar consolo aos imigrantes pobres proporcionando-lhes cuidado pastoral e se dedicava a ensinar a fé cristã aos indígenas.