Milhares de pessoas se reuniram no Denver Convention Center para demonstrar seu carinho e apreço à Madre Angélica, a tenaz religiosa de 82 anos de idade, fundadora do canal católico EWTN, que neste mês celebra seu 25º aniversário.

Marcus Grodi, apresentador do programa "Caminho de Casa", indicou que em uma época em que existe a mentalidade de "’eu estou bem, você está bem’, um dos presentes da EWTN é que os telespectadores podem reconhecer os problemas em suas vidas e estar além disso, abertos à mudança. O coração de tudo o que há na EWTN é Cristo".

Por sua vez, Irmã Mary Catherine, Madre Vigária das Irmãs de Nossa Senhora dos Anjos, comentou à ACI Imprensa que "foi um ato de Deus e o de Sua Mãe fundar a EWTN. Mediante este ato, o Senhor nos mostra Seu amor e misericórdia porque a rede tem sido ‘uma ferramenta para a conversão’".

Como parte da celebração, o Arcebispo de Denver, Dom. Charles Chaput, comentou na homilia da Missa que presidiu, que "Deus nunca abandona a quem o ama e isso estamos celebrando hoje", em referência à fidelidade da fundadora da rede televisiva católica.

Por outro lado, o diácono Bill Steltemeier, diretor da rede e companheiro de muitos anos de missão da religiosa, assinalou à ACI Prensa que está ansioso por ver o que Deus tem agora para a emissora. "Este é o trabalho de Deus, não nosso".

Livro biográfico

Raymond Arroyo, diretor de notícias da rede televisiva e autor da biografia da Madre "little Rita Rizzo", nome de batismo da religiosa, afirmou que ela foi "a primeira mulher na história da televisão a iniciar um canal sem fins lucrativos, e é a criadora da maior rede televisiva religiosa do planeta". Quando o fez não sabia nada de televisão e não tinha mais que 200 dólares em sua conta bancária.

Em sua biografia, Arroyo descreve como desde pequena, Madre Angélica compreendeu a dor e a tragédia em meio de uma família disfuncional, até suas conversas –já como religiosa– com os delinqüentes e as prostitutas de sua natal Canton, Ohio.

Ela tem "uma grande história de esperança para aqueles a quem disseram ‘que não podem’, ‘que não tentem’ ou ‘sente-se e espere’", manifestou.

A Mãe Angélica fundou a rede televisiva em 1981. Atualmente chega a 125 milhões de pessoas em 147 países, além de prestar serviços pela rádio e Internet.