Nesta segunda-feira foram enterrados os restos mortais, na Catedral de Manizales, do Arcebispo Emérito da cidade colombiana de Tunja, Dom Augusto Trujillo Arango, um dos mais destacados oradores sagrados do país, chamado à Casa do Pai aos 85 anos em Manizales, seu lugar de nascimento.

Dom Trujillo Arango, foi conhecido em toda Colômbia não só por seu zelo pastoral durante seus anos de Bispo, mas sim porque durante 44 anos consecutivos, até 2004, pronunciou o sermão das Sete Palavras durante a Semana Santa pelos microfones das principais emissoras colombianas, convertendo sua voz em um símbolo da Sexta-feira Santa.

Dom Augusto nasceu em Santa Rosa de Cabal em 5 de agosto de 1922, estudou no Seminário Maior de Manizales e foi ordenado sacerdote em Washington (Estados Unidos) na Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nessa mesma cidade recebeu o doutorado em teologia, da Universidade Católica, em 1945.

Quando retornou a Colômbia trabalhou em várias paróquias e em seguida foi Reitor do Seminário Menor até que foi nomeado Bispo aos 34 anos. Em Manizales foi Bispo Auxiliar até 1960. Mais tarde o nomearam Bispo Residencial de Jericó onde permaneceu até 1970, quando foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Tunja, cargo que desempenhou durante 28 anos.

Como Arcebispo Emérito, seguiu pronunciando o Sermão das Sete Palavras pela rádio até o ano 2004; mas em  2006 foi à Catedral Basílica de Manizales para pronunciar as que seriam as últimas palavras, que foram muito breves.

O Pároco do templo de Santo Antonio, Héctor Giraldo, que foi seu amigo de infância, relatou uma impressionante anedota do Prelado.

"À hora mais espantosa que viveu foi quando se empossou em Tunja, quando foi visitar os detentos na prisão, comeu com eles e levou presentes. Entre os detentos estavam três pessoas de Manizales, quando perguntou o que havia acontecido com eles disseram que pagavam uma condenação pelo assassinato de Lázaro Trujillo Gómez (seu pai). Ele se deprimiu e tiveram que tirá-lo da prisão e levá-lo até o palácio arcebispal".

Na última entrevista que o falecido Prelado concedeu em abril de 2006 ao jornal 'La Patria', assinalou: "acredito que a Igreja não é formada apenas por bispos e sacerdotes mas sim é comunhão de irmãos, de maneira em que os laicos também devem participar, isso sim, respeitando o espaço de cada um. Hoje em dia a Nova Evangelização está orientada a preparar às pessoas para serem verdadeiros cristãos".