Na quinta-feira, 11 de julho, festa de São Bento, foi colocada a primeira pedra do novo mosteiro dedicado a este santo, que será construído em Núrsia (Itália), enquanto continua a reconstrução da igreja destruída pelo terremoto de outubro de 2016.

É um novo mosteiro que estará em San Benedetto in Monte, a colina para onde os monges se transferiram depois que a basílica e o mosteiro do centro histórico da cidade foram destruídos pelo sismo, em 30 de outubro de 2016.

Segundo indicou o prior, Pe. Benedetto Nivakoff, a nova construção que estará sobre a colina terá “cerca de dois mil metros quadrados e, com a ajuda de Deus, esperamos completá-lo em três anos”.

Por outro lado, a recuperação da igreja está prevista para meados do próximo ano.

O monge afirmou que "a colocação da primeira pedra no dia da festa de São Bento é muito significativa para a nossa comunidade, mas também para toda a cidade de Núrsia, que sofre tanto com o terremoto".

Por sua vez, a Prefeitura de Núrsia assegurou que a colocação da primeira pedra é "um sinal de esperança e de reconstrução da nossa cidade".

Confira também: