Diversos bispos da América Latina convidaram aos católicos a participar da Jornada da caridade do Papa, que será celebrada em distintas datas próximas à Solenidade de São Pedro e São Paulo, pois é uma oportunidade de "sair ao encontro de nossos irmãos mais pobres".

"A Caridade é a força que troca o mundo", afirmou o Pe. Osvaldo Leone, responsável pela Comissão Organizadora desta Jornada na Argentina, onde a coleta será realizada nos dias 2 e 3 de julho.

Conforme informou a agência Fides no dia 28 de junho, o sacerdote disse que esta jornada é "uma ocasião oportuna para manifestar a adesão filial dos católicos à figura do Papa, rezar especialmente pelo Santo Padre Bento XVI e por sua missão como Pastor de toda a Igreja".

No Peru e na Bolívia a jornada se realizará no dia 3 de julho. A Arquidiocese de Santa Cruz (Bolívia), afirmou que é um momento de "celebração em comunhão, solidariedade e proximidade nos quais a Igreja se reúne como família de filhos de Deus junto ao Vigário de Cristo.

Enquanto que no Peru, o Delegado da Coleta Nacional para a Caridade do Papa, Pe. Raúl Cornejo, convidou os católicos a celebrarem os 60 anos sacerdotais do Papa estreitando "laços solidários com nossos irmãos mais pobres".

Na Colômbia a jornada será 10 de julho e o Episcopado chamou a celebrá-la recolhendo em todo o país o "Óbolo de São Pedro".

No México a coleta foi feita no domingo passado. O Arcebispo de Yucatán, Dom Emilio Carlos Berlie Belaunzarán, afirmou que esta jornada "é a expressão da participação de todos os católicos nas iniciativas de caridade do Bispo de Roma em benefício da Igreja Universal (…). É um sinal de comunhão com o Papa e a resposta às necessidades dos irmãos mais pobres".