No dia 11 de outubro de 2022, o Catecismo da Igreja Católica celebra trinta anos. Em comemoração, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma série de lives para abordar a importância do documento e sua utilização nos dias atuais.

Com término em novembro, os encontros virtuais acontecem duas vezes por mês, através das redes sociais da CNBB (Facebook e YouTube) com o objetivo de recordar a história do Catecismo e sua contribuição para as catequeses, além de revisitar suas principais temáticas.

“Queremos ajudar catequistas, agentes pastorais e movimentos eclesiais a terem maior contato com esses temas que são de extrema importância para a formação do cristão’, disse à ACI Digital o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB. “Consideramos [o Catecismo] um texto importante e de grande relevância na história da igreja, com conteúdos importantes da nossa fé. Qualquer pessoa pode recorrer a ele para esclarecer qualquer dúvida”.

A primeira live da série aconteceu no dia 24 de fevereiro e a segunda ocorrerá nesta quinta-feira, 10 de março, às 19h30. O encontro virtual terá como tema principal ‘A Profissão de Fé’ e o convidado a falar sobre o assunto será o padre Abimar Oliveira de Moraes, professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

“O catecismo também tem essa importância de ajuda a iluminar os cristãos para que encontrem caminhos de servir e atuar sempre buscando fazer a vontade de Deus”, conclui o padre Jânison.

Editado por ordem do papa são João Paulo II, o catecismo apresenta a doutrina da Igreja organizada em quatro partes: a profissão da fé, a celebração do mistério cristão, a vida em Cristo e a oração cristã.

As bases que fundamentam o documento são: a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Esse conteúdo constitui a riqueza do pensamento da Igreja sobre os mais variados assuntos e dimensões da vida da pessoa humana, da Igreja e da sociedade.

Para a catequista Maria Silvana Luna Lima, de 52 anos, o Catecismo é uma ferramenta extremamente significativa para o processo de ensinar sobre a fé. “Uso muito para tirar várias dúvidas. Ele é um guia completo, se assim podemos dizer, para nós, católicos”, disse ela  à ACI Digital. Silvana trabalha com a catequese de crianças para a primeira comunhão há mais de 20 anos.

Confira também: