A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota juntamente com outras entidades na qual reforça o pedido para que as pessoas mantenham o isolamento social a fim de “conter o crescimento acelerado do número de pessoas afetadas pelo coronavírus”.

A nota é intitulada “Em Defesa da Vida” e, além da CNBB, assinam representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, Academia Brasileira de Ciências, Associação Brasileira de Imprensa e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Os representantes dessas instituições se reuniram em 27 de março, “de modo virtual”, para abordar a questão e escreveram  a nota a fim de “alertar a população que fique em casa respeitando as recomendações da ciência, dos profissionais de saúde e da experiência internacional”.

No texto, defendem que “estratégias de isolamento social, fundamentais para conter o crescimento acelerado do número de pessoas afetadas pelo coronavírus, visam à organização dos serviços de saúde para lidar com esta situação, que, apesar de grave, pode ser bem enfrentada por um sistema de saúde organizado e bem dimensionado”.

A nota afirma que é hora de “enfrentamento desta pandemia com lucidez, responsabilidade e solidariedade”. Além disso, alerta contra uma “campanha de desinformação desenvolvida pelo Presidente da República, conclamando a população a ir para a rua, é uma grave ameaça à saúde de todos os brasileiros”, referindo ao pronunciamento de Jair Bolsonaro de 24 de março, no qual ele defendeu o isolamento apenas de pessoas do grupo de risco.

Confira também: