O time formado pelos seminaristas africanos do Pontifício Colégio Urbano de Propaganda Fide ganhou o cada vez mais conhecido campeonato de futebol “Clericus Cup”, torneio organizado pelo Vaticano no qual participam equipes dos diferentes seminários romanos.

Esta competição é organizada pelo Centro Desportivo Italiano junto com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e o Pontifício Conselho para a Cultura, que, por sua particularidade, recebe cada vez mais atenção da mídia e mais torcedores na cidade de Roma.

A final do campeonato, que já ficou conhecido como o “Mundial do Vaticano", ocorreu no sábado, 1º de junho, no Centro Desportivo Pio XI de Roma, de onde se podia ver a cúpula da Basílica de São Pedro. Foi disputada entre a seleção do Pontifício Colégio Urbano, que ganhou por 3x0, e o time do Colégio Sedes Sapientiae.

Depois de um primeiro tempo sem gols, em uma partida muito equilibrada entre os dois times, a estratégia do Sedes foi derrubada no segundo tempo com os três gols do Urbano.

Os dois primeiros gols foram marcados pelo senegalês Joachim Badji, e o terceiro foi do capitão do Urbano, o sul-africano, Sifiso Ndlovu.

Com esta nova vitória, o time conhecido como "Leões Africanos da Propaganda Fide" foram tetracampeões da “Clericus Cup”. No entanto, a medalha de prata do Colégio Sedes Sapientiae também tem sabor de vitória, já que foi a primeira vez que conseguiu chegar à final.

O campeonato "Clericus Cup" é uma iniciativa do Centro Desportivo Italiano que, consciente da missão pastoral da Igreja e da comunidade cristã, pretende colocá-la a serviço do mundo juvenil e eclesial, percebendo o esporte como um instrumento de promoção humana e social.

A "Clericus Cup" pretende introduzir o esporte na experiência de vida dos sacerdotes e seminaristas, de modo que possam usar essa ferramenta nos programas pastorais das paróquias e centros comunitários.

Confira também: