A poucos dias do 13 de maio, quando o Santuário de Fátima, em Portugal, realiza a Peregrinação Internacional Aniversária, cerca de 35 mil peregrinos caminham em direção à Cova da Iria.

O número foi estimado pela Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé, coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), o qual garante o trabalho nas estradas, por meio de um contato próximo com os Guias de Peregrinos a Pé.

De acordo com o assistente nacional do MMF, Padre Manuel Antunes, estes próximos dias são os que normalmente apresentam maior fluxo de peregrinos e, em relação a este ano, observou que vem aumentando o número de peregrinos vindos do sul de Portugal.

Conforme assinala o site do Santuário, Pe. Antunes indicou que cerca de 25 mil peregrinos seguem do norte do país para Fátima e 10 mil do sul.

Pelos diferentes percursos que levam à Cova da Iria, estão em funcionamento 72 postos de apoio aos peregrinos e 12 equipes itinerantes, que oferecem aos fiéis apoio em relação à alimentação, saúde, espiritual e moral, sobretudo, com uma palavra de conforto.

Neste trabalho, a Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé conta com o apoio da Ordem de Malta, Cruz Vermelha Portuguesa, Proteção Civil, Associação Caminhos de Fátima, Corpo Nacional de Bombeiros, Corpo Nacional de Escutas, Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima e Departamento para o Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima.

“Os peregrinos estão sendo muito bem atendidos nos postos por onde passam”, declarou Pe. Antunes, ressaltando que “no acompanhamento que temos feito, temos encontrado peregrinos animados”.

“Vê-se que Fátima lhes toca no coração e que estão ansiosos por chegar à Cova da Iria. Quando chegamos e dizemos que somos de Fátima, sentem-se ainda mais motivados”, observou o sacerdote. Sublinhou ainda que estes fiéis têm grande “espírito de penitência e a disposição interior”.

Além disso, Pe. Manuel Antunes chamou a atenção para a importância de que os peregrinos sigam as recomendações de segurança, disponibilizadas no site do Santuário de Fátima nas “Indicações para a peregrinação a pé”.

“É importante que o peregrino não se distraia, sobretudo à beira das estradas mais transitadas, e que siga as regras da estrada e as indicações que são dadas pelo MMF. É fundamental que tenham cuidado consigo próprios, nomeadamente ao nível de uma boa alimentação e em tudo o que possa tornar a peregrinação mais suave”, pontuou.

Confira também: