O Centro de Estudos Católicos (CEC) lançou uma plataforma de cursos on-line, neste mês de setembro, a fim de colaborar na formação dos fiéis. Segundo o diretor do centro, Martin Ugarteche, a proposta é “oferecer uma formação principalmente para os leigos católicos, para que possam estar mais capacitados para a evangelização”.

Em seu site, o CEC se define como “uma associação sem fins lucrativos que promove a reflexão sobre a cultura e as culturas do homem”. O centro “concebe a cultura como o modo como os homens e as mulheres de um povo cultivam as suas relações com Deus, consigo mesmos, seus semelhantes e com a natureza como um todo”.

Ugarteche contou que o centro já realizava outras atividades como cursos presenciais, seminários, concursos. Entretanto, havia o desejo “de utilizar a internet com ferramenta, com cursos 100% on-line”. O diretor do centro disse que o atual contexto da pandemia, que levou à adoção do distanciamento social como medida preventiva, “nos incentivou a dar este passo”.

O objetivo, segundo ele, é “ser uma plataforma explicitamente católica de formação”. Já estão disponíveis no site três cursos, ‘Introdução à história da Igreja Católica’, ‘Filosofia para leigos’ e ‘Curso católico de oração e espiritualidade’. Futuramente, outros cursos também serão ofertados.

Martin Ugarteche é membro do Sodalício de Vida Cristã, tem doutorado em Filosofia e atuou como professor. Segundo ele, em sua experiência, percebeu “em muitos âmbitos uma necessidade e sede de formação por parte de fiéis católicos”.

“Há uma frase de São João Paulo II que está no site do CEC e diz: ‘uma fé que não se faz cultura é uma fé que não foi plenamente recebida, não inteiramente pensada, não fielmente vivida’. Nós recebemos um tesouro que é a nossa fé e precisamos cultivá-la”, afirmou. Para o diretor do centro, “a formação é isso, uma forma de cultivarmos a nossa fé e sermos cada vez mais maduros nela. Cada um tem a sua missão na Igreja e nós precisamos estar preparados para cumpri-la” , disse, ressaltando a importância da formação espiritual e humana. Por isso, afirmou, os cursos do CEC “têm como público-alvo os católicos em geral que queiram amadurecer a fé e ajudar na missão da Igreja”.

 Confira também: