Em 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, um cemitério cristão foi profanado na cidade de Yemişli, Turquia, país de maioria muçulmana. Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, os corpos e pertences que estavam nos caixões foram espalhados pelo chão.

Os cristãos representam apenas 0,2% dos habitantes, mas têm dois mil anos de história na Turquia.

Os cristãos locais fazem parte das comunidades sírias, assírias e caldeias, e vários túmulos datam do primeiro milênio depois de Cristo. A capela do cemitério foi construída em 1967 em homenagem aos santos Pedro e Paulo.

A Igreja Ortodoxa Síria tem presença histórica na região, e em 2018 foi aprovada uma lei que lhe devolveu muitas propriedades, como cemitérios, igrejas, terrenos e mosteiros, que no ano anterior haviam passado para o domínio das instituições públicas dos turcos.

Falando à fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, em maio de 2022, o arcebispo de Izmir na Turquia, dom Martin Kmetec, disse que a comunidade católica liderada por ele tem uma missão de portas abertas em uma nação com 98,3% de muçulmanos.

“Gostaria de lembrar aos turistas que as origens da nossa fé estão aqui. A primeira Igreja entre as nações nasceu aqui. Os primeiros concílios ecumênicos que moldaram a fé católica ocorreram na atual Turquia. A missão para a Europa partiu daqui”, disse Kmetec.

São Paulo nasceu na cidade grega de Tarso, hoje no território da Turquia, e são Nicolau de Bari era bispo de Mira, também em território turco atualmente. Santa Bárbara, jovem convertida dos séculos III e IV, nasceu em Nicomédia, antiga província do Império Romano, que fica na atual Turquia.

Confira também: