O Arcebispo Metropolitano de Accra (Gana), Dom John Bonaventure Kwofie, pediu aos fiéis que celebrem o Natal pensando em como ajudar os mais pobres e necessitados.

O Prelado fez este chamado durante o fórum “Conversas na Catedral”, que reuniu líderes seculares e religiosos em 11 de dezembro para discutir temas de interesse em Gana.

O fórum "Conversas na Catedral" tem como objetivo reunir pessoas de diversas origens e credos para dialogar sobre temas de interesse comum, que criarão pontes entre todos os participantes.

"Celebremos este Natal pensando no que podemos fazer para ajudar os abandonados, os marginalizados, os esquecidos, os doentes, os idosos, os necessitados", disse Dom Kwofie no fórum realizado na Catedral do Espírito Santo, na capital de Gana.

"Recordemos de compartilhar nossa alegria com os pobres e os menos privilegiados", comentou e pediu para ter uma atitude ativa, para acabar com tudo que diminua a dignidade do ser humano.

"Deus nos deu Jesus como um presente" e devemos fazer todo o possível para "trazer paz, conforto e consolo aos outros", acrescentou.

Dom Kwofie advertiu que os bens terrenos deveriam ser uma bênção para os pobres e não uma acumulação que cause a pobreza de outros.

O evento ecumênico reuniu líderes políticos e religiosos de outras denominações cristãs. Entre eles, o supervisor geral da Igreja Internacional Central do Evangelho, Mensah Otabil, que destacou que o Natal é um momento de admiração, esperança, gratidão e celebração.

Por sua parte, o presidente do Conselho Nacional de Paz de Gana, Emmanuel Asante, disse que os cristãos têm a responsabilidade de servir a Deus enquanto antecipam a vinda de Cristo através de seu nascimento no Natal.

Asante exortou os cristãos envolvidos na política a não comprometerem sua moral cristã. Lembrou que "a política deve ser feita com considerações religiosas" e que, como cidadãos, os cristãos não estão acima da lei.

"Os cristãos têm o mandato de cooperar com instituições governamentais e de serem cidadãos responsáveis ​​(que) contribuam com sua cota para o desenvolvimento da nação", acrescentou.

Asante também apontou que a Igreja "não pode permanecer fora dos problemas socioeconômicos do país, mas deve estar enraizada nas atividades do Estado e da sociedade".

O ex-presidente de Gana, John Dramani Mahama, agradeceu a Deus por guiar os cidadãos durante esse "ano difícil" e rezou para que, no Natal, os ganenses renovem sua fé.

Confira também: