O Bispo de Quilmes, Dom Luis Stöckler, assinalou que "há uma cegueira e uma escuridão, que é pior que o defeito físico do não vidente" pois há "pessoas que têm a vista sã; olham, e entretanto não descobrem a presença de Deus".

"O príncipe das trevas, para nos confundir, muitas vezes costuma vestir-se como anjo de luz" e trata por todos os meios "de impedir que nós conheçamos e reconheçamos a Jesus Cristo", apresentando segundo as pessoas e ambientes "suas propostas para nos desviar", assegurou o Prelado em uma recente reflexão.

Do mesmo modo, recordou que "nossa luta não é contra inimigos de carne e sangue, mas sim contra os Principados e Potestades, contra os Soberanos deste mundo de trevas".

Dom Stöckler advertiu que o demônio "tratará de convencer de estar em seu direito de escolher livremente o que lhe agrade" a "quem caiu na concupiscência da carne, do dinheiro ou do prestígio" e  "aos que procuram os valores espirituais" os "seduz com a suficiência humana e sugere um projeto social que não precisa de muletas religiosas".

Também atacará "aos que dão a prioridade à paz entre os povos e as culturas" lhes propondo "procurar um denominador comum e deixar de lado o que é diferente; porque não haveria uma verdade absoluta, mas somente crenças; a fé em Jesus Cristo seria uma entre muitas", adicionou o Bispo do Quilmes.

Em outro momento, assinalou que "o Evangelho nos mostra que há pessoas que têm a vista sadia; olham, e entretanto não descobrem a presença de Deus, mesmo que esteja fazendo prodígios assombrosos diante deles. Enquanto que quem tem fé, embora tenha lhe faltado a vista, descobre a proximidade do Messías e se prostra ante o Filho do homem".

"Urge não somente a não participar das coisas vergonhosas que a gente faz ocultamente, porém evidenciá-las", tendo "a postura clara dos que vivem como filhos da luz" e aceitando suas conseqüências, embora "fiquemos marginados como o cego que foi expulso da sinagoga", assegurou Dom Stöckler.

Terá que "assumir com serenidade tais conseqüências, o testemunho sempre ajuda aos outros a descobrir a esterilidade das obras das trevas; para que a tempo fique claro o que tinham ocultado, e Cristo, a luz do mundo, os ilumine", concluiu o Prelado.