A catedral de São Nicolau em Kiev foi transferida oficialmente para a comunidade católica da Ucrânia em 1º de junho.

Em novembro de 2021, a Conferência Episcopal da Ucrânia informou que havia chegado a um acordo com as autoridades ucranianas para que a catedral de São Nicolau, a segunda igreja de rito latino mais antiga de Kiev, voltasse a pertencer à comunidade católica da capital ucraniana.

Catedral de São Nicolau, Kiev. Crédito: Konstantin Brizhnichenko (CC BY-SA 4.0).

De templo católico a sala de concertos

A catedral de São Nicolau em Kiev foi consagrada em 1909 e serviu como local de culto até 1938, quando foi tomada pelo governo soviético. A Ucrânia era uma das 15 repúblicas que formaram União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

 Em 1980, o altar foi removido e o templo foi convertido em sala de concertos. Ante disso, os comunistas já tinham usado o templo como sede do Ministério da Administração Interna da União Soviética.

Depois da queda do regime comunista e da dissolução da URSS em 1991, o prédio da igreja passou a ser supervisionada pelo departamento de cultura do município e os católicos tinham que alugá-lo para poder celebrar a missa.

Um processo interrompido pela guerra

Dom Vitalii Kryvytskyi, bispo da diocese de Kiev-Zhitomir, Ucrânia, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que "a igreja de São Nicolau ainda não passou totalmente para as mãos da comunidade católica, pois é necessário completar algumas questões legais porque um incêndio e a eclosão da guerra tornaram este processo difícil e prolongado”.

“Em 6 de novembro de 2021, a paróquia e o Ministério da Cultura assinaram um memorando no qual o Ministério da Cultura se comprometeu a devolver a igreja à comunidade antes de 1º de junho de 2022.”

"No entanto, o princípio exato da operação não foi especificado, e a guerra arruinou todos os planos nos últimos três meses", lamentou o bispo. “Desde o início da guerra até a Semana Santa, por razões de segurança, a missa foi celebrada no porão da igreja, e a igreja superior tornou-se um centro de ajuda. Até hoje, nas naves laterais, além das atividades litúrgicas, é distribuída ajuda aos pobres e necessitados”.

No dia 1º de junho, o ministro da Cultura disse que tudo está avançando para devolver integralmente o prédio à comunidade católica.

“Nesse dia, a chave e as portas da igreja foram abençoadas, e foi decidido que a igreja permanecesse aberta o dia todo para ser um local de oração acessível a todos os crentes”, explicou o bispo.

Além disso, destacou que esse esforço e a luta dos católicos para recuperar o que era deles "já dura mais de 30 anos" e disse que "a decisão de devolver a igreja à comunidade e transformá-la de monumento arquitetônico em monumento religioso foi uma grande alegria para todos nós”.

“A igreja foi construída em 1909 e em 1938, na época da repressão soviética, passou para as mãos do Estado. Muitas pessoas que se opuseram foram perseguidas, algumas também deram a vida.

“Os esforços para devolver o edifício aos católicos duraram desde a declaração de independência da Ucrânia até hoje, quase 31 anos”, explicou.

“A paróquia tem um comitê especial de proteção composto por arquitetos leigos, advogados e estudiosos da cultura que acompanharam todo o processo de devolução do edifício à diocese quase desde o início”, disse dom Vitalii Kryvytskyi.

Segundo ele, muitos edifícios religiosos da diocese ainda estão nas mãos do Estado, “alguns deles estão muito deteriorados e em outros lugares não há mais comunidade de fiéis”.

“Seria muito caro reconstruí-los e mantê-los, por isso não estamos buscando a devolução de todos os prédios. Existem vários processos em andamento para devolver os imóveis confiscados às suas comunidades, esses casos costumam ser muito complicados”, concluiu.

Mais em

"A vitória da Justiça"

O embaixador ucraniano junto da Santa Sé, Andrii Yurash, publicou uma mensagem através da rede social Twitter na qual manifestou a sua satisfação pelos avanços da comunidade católica, destacando a dificuldade do processo.

“Depois de muitos anos de discussões e inclusive de oposição, a principal igreja católica de Kiev, São Nicolau, foi devolvida ao seu proprietário histórico, a comunidade católica da capital. O bispo Vitalii Kryvytskyi, ordinário de Kiev, celebrou com os fiéis este momento essencial do triunfo da justiça", lê-se na mensagem publicada pelo embaixador.

"Muitos edifícios ainda não foram restaurados".

Falando à ACI Prensa, padre Andriy Soletskyy, secretário em Roma do arcebispo-mor de Kiev, sua beatitude Sviatoslav Shevchuk, explicou que "a igreja há muito tempo era propriedade do Estado e, portanto, a comunidade católica de rito latino estava pedindo seu retorno".

"Mesmo após a dissolução da União Soviética, quase não houve restituição de propriedade da igreja, há muitos edifícios da igreja que ainda não foram devolvidos, e esta é uma boa notícia para os católicos de Kiev", disse ele.

Promessas não cumpridas

ACI Prensa também conversou com o padre ucraniano Jurij Blazejewski, estudante de Comunicação Institucional na Universidade de Santa Croce em Roma, que lamentou que "o governo central todo ano dizia que ia entregar e todo ano atrasava”.

Ele também disse que "alguns elementos de pedra da fachada já estavam começando a desmoronar e eles também bloquearam as propostas do bispo para realizar todos os trabalhos de restauração necessários".

"No verão passado, um grande incêndio deflagrou durante a noite porque os velhos cabos dentro do órgão não eram bem cuidados e mantidos", explicou ele.

"Finalmente, a situação encontrou uma solução. Só agora o Ministério da Cultura finalmente entregou o edifício à diocese", concluiu.

Confira também: