O reitor da Catedral de Notre Dame de Paris, Mons. Patrick Chauvet, informou que a Santa Coroa de Espinhos e uma túnica de São Luís, rei da França, foram salvas do fogo que no dia 15 de abril devastou a emblemática igreja francesa.

Assim indicou o sacerdote de acordo com vários meios de comunicação franceses que acompanham o desenvolvimento do incêndio, ocorrido na Segunda-feira Santa, às 18h50 (hora local).

"Estou muito chocado", disse Mons. Chauvet, em declarações ao jornal ‘Libération’. "É um monumento que tem 855 anos. Vimos o pináculo colapsar enquanto estava sendo restaurado", acrescentou.

A relíquia da coroa de espinhos colocada na cabeça de Cristo antes de ser crucificado consiste em um anel de juncos unidos por fios de ouro, com um diâmetro de 21 centímetros, sobre os quais estavam os espinhos que foram distribuídos ao longo da história pelos imperadores bizantinos e pelos reis da França.

Desde 1896 a coroa é conservada em um tubo de cristal e ouro, coberto com uma moldura perfurada que representa um ramo de uma árvore.

A Santa Coroa de Espinhos. Foto: Wikipédia, domínio público

A túnica de São Luís é um manto que supostamente pertenceu ao rei Luís IX, que viveu entre 1214 e 1270, um monarca europeu que participou de uma das cruzadas para recuperar Jerusalém.

Entre outros tesouros que a Catedral de Notre Dame guarda, estão também um dos cravos com os quais Cristo foi crucificado e um fragmento de sua cruz.

David Izzo, embaixador da França em El Salvador, disse em sua conta no Twitter que os bombeiros assinalaram que o pedaço de madeira da cruz de Cristo também foi salvo.

Confira também: