De 1º a 17 de outubro, os peregrinos que se dirijam ao Santuário do Despojamento, em Assis, onde está o túmulo com as relíquias de Carlo Acutis, o jovem italiano conhecido como o “Ciberapóstolo da Eucaristia” que será beatificado em 10 de outubro, poderão venerar o corpo do novo beato.

Em declarações à ACI Prensa / EWTN, agências do grupo ACI, o reitor do Santuário, Pe. Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, destacou que o corpo “está em um estado muito íntegro, não intacto, mas íntegro. Conserva todos os órgãos”.

“Já fizeram trabalhos sobre o rosto, mas é bonito que pela primeira vez na história será possível ver um santo vestido de calça jeans, tênis e moletom. Isso é uma grande mensagem. Podemos sentir sua santidade não como uma coisa distante, mas como algo ao alcance de todos porque o Senhor é o Senhor de todos”.

Explicou que, obviamente, quem chega a Assis, vem por causa de São Francisco e de Santa Clara, que 800 anos depois “continuam tocando o coração das pessoas”. No entanto, “Carlo nos diz que hoje é o tempo de atualizar esta santidade, esta aventura espiritual sem medo de viver como Deus nos pede e de experimentar a felicidade de pertencer a Deus”.

Portanto, Carlo está acrescentando ao Santuário de Assis "esta força espiritual, esta renovação espiritual, aquela capacidade de falar ao coração dos jovens do nosso tempo".

Afirmou sentir-se “maravilhado com a quantidade de pessoas que passam por aqui todos os dias. Com a emergência sanitária diminuiu um pouco, mas posso dizer que chegam ao túmulo pessoas de todos os continentes e é incrível ver gente de todas as idades, também sacerdotes, bispos, religiosos e muitos jovens, adultos, famílias... É um fenômeno que, na verdade, só o Espírito Santo pode explicar, que um menino de 15 anos consiga trazer tantas pessoas”.

"Gosto de escutar os testemunhos de todas essas pessoas que vêm com muitas histórias diversas de conversão pessoal e de cura física e moral".

Em concreto, o Padre Ferreira contou a história de um jovem de 20 anos que encontrou o testemunho de Carlo por acaso na Internet.

“Aprofundou um pouco em sua vida e depois sonhou com Carlo, algo que não esperava, e aí começou uma amizade com ele. Este jovem sofria ataques de pânico e depois de começar a rezar a Carlo, ele os superou. Depois voltou ao santuário para agradecer a Deus e a Carlo pela cura, pois há dois meses não sofria mais com os ataques e se sentia muito melhor. Ele me dizia: 'Padre, tenho certeza de que em tudo isso está a mão de Carlo Acutis, que me ajudou”.

Pe. Ferreira explicou que “costumo dizer que Carlo é o meu pequeno mestre porque me ensina a redescobrir os dois grandes tesouros da minha vida: a Eucaristia e o amor à Virgem Maria”.

Também destacou “a insistência de Carlo em um Cristo vivo, ativo e presente, com toda sua santidade e divindade, sua humanidade no escondido do pão eucarístico. Isso é algo já conhecido, que já se acredita, mas Carlo nos desperta esse saber em nossos corações, um pouco adormecido com a sua simplicidade, mas também com a sua insistência, com a sua força”.

“Depois, outra coisa que também me chama muito é a sua totalidade em Deus. Para ele não havia meio-termo: tudo ou nada. Quando ele disse antes de morrer que não lhe desgostava morrer sendo ainda um jovem porque não havia perdido nem um minuto da vida fazendo coisas que Deus não gostava, e dizia: 'Meu programa de vida é este: ser sempre todo seu, Jesus'. Isso me comove muito. Eu também quero essa totalidade em Deus”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: