Dom Walter Heras, presidente da Cáritas Equador, pediu ajuda a todas as Cáritas da rede internacional a fim de que apoiem os trabalhos de resgate e socorro dos milhares de atingidos pelo terremoto de 7,8 graus de magnitude que aconteceu no último sábado na região costeira do Equador.

“Nossa maior preocupação imediata é resgatar as vítimas”, assinalou Dom Heras. Segundo o presidente da Cáritas Equador, “quando ocorreu o terremoto, a maioria das pessoas estava em casa. Por isso, muitos ficaram soterrados e esperam o resgate”.

Nesse sentido, o Prelado destacou a preocupação “em conhecer qual é a situação nas áreas mais remotas, onde está sendo muito difícil o acesso”.

Daniela Andrade, coordenadora de Comunicação de Cáritas Equador, explicou que, “nos lugares mais afetados, estamos vendo pessoas que saíram de suas casas e estão dormindo nas ruas”, os afetados necessitam de barraca e botes infláveis, pois algumas áreas atingidas não podem ser acessadas, porque as estradas estão destruídas”.

Segundo informações de Cáritas, assegurar as condições de higiene e os sistemas de saúde são as maiores prioridades que estão sendo realizadas neste momento.

Atualmente, a Cáritas Equador uniu seus esforços aos da operação estatal de resposta à emergência para atendar as necessidades mais urgentes das populações deslocadas e afetadas e elogiou “a reação de união e solidariedade do povo equatoriano nestes momentos de profunda dor e luto”.

Em seguida, Dom Heras também sublinhou a importância de acompanhar os afetados: “Gostaríamos que todas nossas organizações irmãs se unam aos nossos esforços para auxiliar a todas estas pessoas que perderam seus negócios e seus lares, que perderam tudo. E a Cáritas pode ajudar a encher este vazio que o terremoto causou nestas pessoas”.

A Cáritas Espanha respondeu a este apelo através da doação de 100 mil euros procedentes de seus recursos de emergência e criou uma campanha de solidariedade com os afetados pelo terremoto, intitulada “Cáritas com Equador”, por meio da qual será possível fazer contribuições às distintas contas correntes abertas e na própria página da Cáritas Espanhola.

Confira também: