Os organismos de ajuda da Igreja Católica, Cáritas Austrália e Cáritas Nova Zelândia, já atuam em favor da população de Tonga, afetada pela erupção de um vulcão submarino e um tsunami que se seguiu no dia 15 de janeiro.

O tsunami deixou pelo menos três mortos. Grande parte do sistema de comunicação de Tonga foi destruída, no episódio classificado pelo governo do país como "um desastre sem precedentes".

Imagens distribuídas pelo governo de Tonga mostra carros, estradas e edifícios na capital, Nuku'alofa, cobertos de cinzas. As cinzas impedem a aterrisagem de alguns dos aviões que levam ajuda humanitária.

Toda a costa está cheia de escombros depois que as ondas de mais de um metro de altura afetaram o país.

A Cáritas Australia diz em seu site que "Tonga ficou isolada do resto do mundo após a violenta erupção de um vulcão submarino".

“Estamos neste momento trabalhando para restabelecer as comunicações com os nossos parceiros locais para avaliar a situação no terreno e determinar as necessidades mais urgentes”, explica.

“Teme-se que a cinza vulcânica e a inundação de água salgada das ondas do tsunami possam contaminar a água potável e ameaçar a saúde e a segurança de comunidades vulneráveis”, diz o documento.

A Cáritas Australia recebe doações em seu site para ajudar nesta emergência. Se você quiser colaborar, você pode clicar aqui.

A Cáritas Aotearoa Nova Zelândia já enviou doações para Tonga e também está recebendo doações por meio de Pacific Relief Fund, para ajudar nas consequências da erupção vulcânica em Tonga.

“Nossos pensamentos e orações estão com o povo de Tonga e especialmente com nossos sócios e as comunidades com as quais trabalhamos há muitos anos”, diz em seu site.

Até o momento, já conseguiram levar alguns itens emergenciais a três lugares de Tonga, “por isso estamos bem preparados para este tipo de eventualidades”.

A maior preocupação, destacam, é “a água potável, que foi contaminada em Tonga pelas cinzas. O governo de Tonga aprovou a distribuição de água potável para Ha'apai (as ilhas mais próximas do vulcão) na manhã de sábado, já que as ilhas dependem principalmente da água da chuva coletada para beber”.

Para fazer uma doação, você pode clicar AQUI.   

Confira também: