O Cardeal Robert Sarah e Dom Giampetro Dal Toso, Presidente e Secretário do Pontifício Conselho Cor Unum, respectivamente, viajarão nesta terça-feira 19 de fevereiro para a Jordânia, onde visitarão os refugiados da Síria nesse país, e alentarão o infatigável trabalho da Cáritas na região ante o conflito que já cobrou a vida de milhares de pessoas.

Em um comunicado divulgado hoje pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé, informa-se que o Cardeal Sarah e Dom Dal Toso visitarão a Jordânia para participar do foro regional do Caritas do Oriente Médio – a África do Norte – Corno de África.

O evento, assinala o texto, "será uma importante ocasião para revisar a ajuda humanitária outorgada por organismos de caridade católicos, em particular Cáritas, aos prófugos e vítimas do violento conflito na Síria".

A situação nesse país é atualmente insustentável, indicam. Alguns falam de 1 milhão de refugiados, outros de 2,5 milhões de afetados, quase 100 mil mortos diretamente por causa da violência.

"O rígido inverno é outra causa que está contribuindo muito a este triste balanço dos sofrimentos de um povo, golpeado em seu rosto social mais débil e vulnerável".

Durante esta viagem, o Cardeal e Dom Dal Toso visitarão diversas localidades onde se acolhe pessoas que fugiram do conflito da Síria. O Cardeal se reunirá também com o rei da Jordânia, Abdullah II Ibn Al Hussein.

Em novembro do ano passado o Cardeal Sarah já tinha visitado o Oriente Médio. Viajou ao Líbano para fiscalizar o trabalho da Cáritas e, além de fazer um chamado à paz na Síria, entregou um milhão de dólares de parte do Papa Bento XVI para colaborar com os afetados pelo conflito.

Naquela oportunidade o Cardeal se reuniu com 20 agências caritativas católicas que trabalham no Líbano, Síria, Jordânia, Turquia e Iraque.