O cardeal Robert Sarah, ex-prefeito da Congregação para o Culto e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé, passou por cirurgia da próstata no Grande Hospital Metropolitano de Reggio Calabria, no sul da Itália. Em conferência de imprensa realizada em 27 de julho, o centro médico italiano disse que a cirurgia feita com auxílio de robô foi bem-sucedida.

Na entrevista coletiva o padre Giulio Cerchietti, disse do cardeal Sarah: “No dia em que ele chegou, acostumado a tomar notas, ele escreveu a frase de santa Teresa do Menino Jesus ‘o amor te trouxe aqui. O amor vai tomar conta de ti’.”

Lorenzo Festicini, secretário pessoal do cardeal Sarah, elogiou o tratamento que o cardeal recebeu no hospital. “Estou emocionado, porque não foi fácil, mas a forma humana como nos trataram nos fez encarar tudo com carinho”, afirmou. “A intervenção não foi simples nem fácil, mas eles utilizaram uma ferramenta sofisticada, que solucionou e permitiu a recuperação total das funções diárias de Sua Eminência em muito pouco tempo”. Festicini é de Reggio Calabria e foi ele quem levou o cardeal à cidade para ser operado. “É maravilhoso que um cardeal tenha descido do Vaticano até a Reggio Calabria e tenha sido tratado com os melhores procedimentos e recursos terapêuticos. Após alguns dias de hospitalização, graças a esta sofisticada tecnologia, ele pôde retomar suas atividades. Agora, ele está voltando a Roma”.

O cardeal Sarah deve ir ao 32º Festival da Juventude em Medjugorje, em agosto. Em setembro, está escalado para celebrar uma das missas diárias do 52º Congresso Eucarístico Internacional, em Budapeste, Hungria.

Confira também: