Nesta quinta-feira, 14, o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) divulgou que o arcebispo de Bogotá, Colômbia, Cardeal Rubén Salazar Gómez, foi eleito presidente da entidade para o período 2015-2019. A eleição ocorreu na Assembleia Geral da Conferência em decurso em Santo Domingo, na República Dominicana. O arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, representará o Brasil no serviço à entidade como seu segundo vice-presidente.

Dom Salazar substitui Dom Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalneplanta, no México junto com o bispo de Mercedes, Uruguai, Dom Carlos Ma. Collazzi, eleito primeiro vice-presidente.

O Cardeal Rubén Salazar tem 72 de idade e será o quarto colombiano a ocupar a presidência do CELAM. Sua ordenação sacerdotal foi em 20 de maio de 1967 e a episcopal em 11 de fevereiro de 1992. Criado cardeal em 2012 por Bento XVI, Dom Salazar foi presidente da Conferência Episcopal Colombiana de 2008 a 2011 e reeleito para o período de 2012 a 2014. Ele é membro do Conselho Pontifício da Justiça e Paz e da Pontifícia Comissão para a América Latina na Santa Sé.

Dom Belisário era vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até abril deste ano, quando foi substituído por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador (BA). O bispo brasileiro já havia sido nomeado delegado da CNBB junto ao CELAM e a partir desta eleição o prelado também exercerá a função de segundo vice-presidente.

Fundado em 1955 pelo Papa Pio XII a pedido dos bispos da América Latina e do Caribe, o CELAM atua no contato, comunhão, formação, pesquisa e reflexão junto às 22 Conferências Episcopais.    Sua sede fica na cidade de Bogotá, Colômbia.

A XXXV Assembleia Geral Ordinária do CELAM se realiza entre os dias 12 a 15 de maio, e pela primeira vez está ocorrendo na Arquidiocese de Santo Domingo, a primaz da América Latina.