O Cardeal Louis Sako, Arcebispo de Kirkuk (Iraque) e Patriarca dos caldeus, pediu que "todos os fiéis do mundo rezem pelo Iraque" durante esse período do Advento, especialmente "pela Planície de Nínive", porque por aqui passa "o futuro dos cristãos nesta terra".

Em uma carta por ocasião da festa de Santa Bárbara e São Behnam, uma das mais importantes da Planície de Nínive, o Patriarca agradeceu o esforço realizado pela “comunidade, pelas associações humanitárias unidas às Igrejas e pelas ONGs que colocaram tanta energia e esforço para permitir que os cristãos retornem à região. Que, além disso, é seu berço histórico”.

No texto, publicado em ‘Asia News’, destacou que “cada um de nós, os cristãos do Iraque, tem suas raízes na Planície de Nínive” e lembrou “com dor o êxodo diante do ataque das milícias jihadistas do Estado Islâmico em 2014, que empurrou os cristãos a abandonarem suas casas”.

"Em cada um dos momentos de provação, pudemos contar com o apoio concreto de fiéis e benfeitores de várias partes do mundo", afirmou.

Também destacou que agora, passados dois anos desde a libertação daquele território do Daesh, "a Planície de Nínive sempre tem necessidade da ajuda de nossos irmãos e irmãs, que rezam e nos ajudam".

Por isso, enviou um apelo às ONGs que trabalham na região, assim como às igrejas e comunidades e também aos governos ocidentais. "Ainda precisamos da sua ajuda, para que todas as pessoas da Planície de Nínive que o desejem possam permanecer em suas casas ou aqueles que fugiram possam retornar e viver de maneira digna", expressou.

Nesse sentido, enfatizou a necessidade de continuar ajudando na região para que “os jovens possam reconstruir o futuro, para que possam encontrar um trabalho em sua terra natal, que é a Planície de Nínive. Para que as famílias possam sobreviver e se restabelecer na área”.

Referiu-se, especificamente, às necessidades especiais do setor da saúde com "uma rede de serviços que variam de pequenas clínicas a hospitais".

Por isso, pediu “com força” a todos os “agentes em jogo” que atuem de maneira especial para reavivar a vida nesta região do Iraque, “apoiando e acompanhando aqueles que desejam retornar”, assim como apoiando projetos locais, tanto agrícolas, como comerciais ou de abastecimento.

“Neste período do início do Advento, quero exortar todos os cristãos do mundo a rezarem pelo Iraque e de modo especial pela Planície de Nínive. Oh Jesus, dai força a todos aqueles que desejam voltar, para que possam reconstruir e viver felizes e em paz nesta bela Planície de Nínive! Porque o futuro dos cristãos passa pela Planície de Nínive”.

Confira também: