Em uma coluna publicada no jornal da Arquidiocese de Nova York (Estados Unidos), o cardeal Timothy Dolan convocou os católicos a retornarem à missa dominical durante a temporada de Páscoa.

"Sim, no último ano, fomos capazes de decidir sabiamente que a emergência da crise de saúde pode nos permitir a dispensa dessa obrigação dada por Deus", escreveu o cardeal Dolan em uma coluna publicada em 7 de abril no jornal da Arquidiocese de Nova York.

"Aqueles vulneráveis à pandemia COVID-19, como os idosos, ainda podem ser os mais responsáveis, como sempre foi o caso", lembrou.

No entanto, o Purpurado disse que "muitos outros católicos já estão retornando às atividades públicas, mas deixando de participar da missa e devem retornar à igreja".

Em março de 2020, todas as dioceses católicas dos Estados Unidos suspenderam missas com fiéis devido à pandemia de COVID-19. Embora todas as dioceses tenham reaberto as igrejas desde então, apenas algumas voltaram a afirmar a obrigação da missa dominical para os católicos que não têm sintomas e não estão em alto risco de COVID-19. Estas pessoas não se encontram sujeitas a nenhum tipo dispensa e devem retornar à missa dominical.

No caso da Arquidiocese de Nova York, comandada pelo Cardeal Dolan, as missas públicas foram suspensas na primavera do ano passado, mas as igrejas começaram a reabrir durante o verão. O Cardeal Dolan se referiu aos fechamentos ocasionados em 2020 em seu texto.

"Não tivemos escolha, pois as sábias diretrizes de saúde exigiam que fechássemos nossos edifícios da igreja", escreveu ele.

Entretanto, exclamou: "Chega de gradualidade! É hora de voltar para a missa de domingo!”

"Reconhecemos Jesus na Missa e na Santa Comunhão. Entramos novamente no eterno e infinito mistério de sua morte na cruz e ressurreição dos mortos. Cada missa de domingo é uma renovação da Última Ceia, sexta-feira santa e Páscoa", escreveu o Cardeal norte-americano.

Um porta-voz da Arquidiocese esclareceu à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que a obrigação de frequentar a missa dominical e nos dias de preceito, exceto em casos graves, nunca foi suspensa em sua jurisdição.

Embora a Arquidiocese tenha suspendido as missas públicas por vários meses devido à disseminação do COVID-19, a obrigação de domingo ficou reafirmada uma vez que as igrejas começaram a ser abertas para a missa, disse o porta-voz.

No entanto, as razões "sérias" pelas quais os católicos não comparecem à missa dominical, como a doença ou o perigo de contrair a COVID-19, ainda são levadas em conta, e os católicos nesta situação são livres para se recusar a comparecer.

"Porém, agora que mais e mais pessoas estão sendo vacinadas e as pessoas estão cada vez mais engajadas em atividades públicas, o cardeal as recorda que participar da missa dominical é uma obrigação sagrada", disse o porta-voz.

Confira: