O Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, visita a Federação Russa, São Petersburgo e Moscou, de 14 a 19 de dezembro para encontrar-se com diversos representantes da Igreja Ortodoxa e da Igreja Católica.

O cardeal será recebido pelo Patriarca Cirilo de Moscou e de toda a Rússia e encontrar-se-á com o Metropolita Hilário, presidente do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou que, no dia 12 de novembro deste ano, foi recebido em audiência pelo Papa Francisco. Na Academia de Teologia de Moscou dará uma conferência sobre os progressos do diálogo entre católicos e ortodoxos e visitará o mosteiro das Grutas Alexander Nevski que este ano celebra o terceiro centenário.

Durante sua visita à Federação Russa, o cardeal, com o convite do arcebispo Paolo Pezzi, Ordinário da arquidiocese católica da Mãe de Deus em Moscou, presidirá a comemoração do jubileu da basílica de Santa Catarina de Alexandria em São Petersburgo e falará com o clero católico no âmbito dos encontros pastorais dedicados ao Concílio Vaticano II e ao diálogo ecumênico.