O cardeal José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília (DF), foi internado após testar positivo para covid-19. Segundo a arquidiocese, a internação foi adotada como “medida preventiva” e o cardeal está bem.

“Ele está internado por questão de saúde e, também, da sua idade que requer cuidado. Mas ele está muito bem”, afirmou bispo auxiliar de Brasília, dom Marcony Vinícius Ferreira. O cardeal Falcão completará 96 anos no próximo dia 23 de outubro. Segundo dom Marcony, o arcebispo emérito “está sendo muito bem acompanhado pelos médicos” e pela arquidiocese. “Estejamos juntos em orações pelo nosso querido dom Falcão”, pediu.

Em nota, a arquidiocese afirmou que “qualquer que seja a informação” sobre “o estado de saúde de dom Falcão” ela “será dada pela arquidiocese de Brasília”. “Rezemos juntos para que ele volte logo para casa”, concluiu a nota.

O Cardeal José Freire Falcão é o mais velho dos oito cardeais brasileiros. Nasceu em 23 de outubro de 1925, em Ererê (CE). Entrou no Seminário da Prainha, em Fortaleza (CE), aos 14 anos. Foi ordenado padre em 1949 na diocese de Limoeiro do Norte (CE). Em 1967, foi nomeado bispo desta mesma diocese. Em 1971, tornou-se arcebispo de Teresina (PI), onde permaneceu até 1984, quando foi transferido para Brasília.

Foi criado cardeal em 28 de junho de 1988 pelo papa são João Paulo II. Em abril de 2005, participou dos funerais de são João Paulo II e do conclave que elegeu o papa Bento XVI. Em outubro daquele mesmo ano, deixou de ser cardeal eleitor, ao completar 80 anos.

Além de dom Falcão, o Brasil tem outros três cardeais não eleitores: o arcebispo emérito de São Paulo (SP), dom Cláudio Hummes, de 87 anos, o arcebispo emérito de Salvador (BA), dom Geraldo Majella Agnelo, que fará 88 anos em outubro, e o arcebispo emérito de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, de 84 anos. Há também outros quatro cardeais eleitores. São eles: o arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer, 71 anos, o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz, 74 anos, o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, de 71 anos, e o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, 61 anos.

Confira também: