O Cardeal Marco Cé, Patriarca Emérito de Veneza, eleito pelo Papa Bento XVI para dirigir o retiro de Quaresma que a Cúria romana iniciou nesta segunda-feira, assinalou que o tema central de sua reflexão será a esperança trazida por Cristo a um mundo marcado pela incredulidade.

Em uma entrevista à Rádio Vaticano, o Cardeal Cé disse que o retiro que começou nesta tarde em Roma e se prolongará até na próximo sábado, 11 de março, tem como tema "Caminhando com Jesus para a Páscoa guiados pelo evangelista Marcos".

Os exercícios iniciam às 18h na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, com a celebração das Vésperas, a introdução e a adoração eucarística. E terminarão na sábado com a meditação conclusiva e a bênção final.

Durante estes dias fica reduzida a atividade da Cúria, e suspensas todas as audiências. "Estando ao início da Quaresma, pensei me manter no clima da liturgia: caminhar com Jesus para a Páscoa. Então, escolhi como guia São Marcos, porque é o evangelista do ano e também porque seu Evangelho é considerado por alguns exegetas como uma guia do catecúmeno para o Batismo na Vigília pascal", explicou o Cardeal.

"A mensagem que quero dar é a mesma que está na origem da Páscoa: Deus ama este nosso mundo e quer salvá-lo na morte e na ressurreição de Jesus. Quero dar a todos uma mensagem de esperança".

Finalmente, o Cardeal convidou a todos os cristãos "a seguir as três obras propostas pela tradição da Igreja: a oração, em particular a escuta da Palavra de Deus; o jejum, como adoção de um estilo de vida que expresse a renovação interior; e a caridade para o próximo, que se converta em pão para o pobre tudo que se economiza jejuando. Estas são três obras capazes de construir um modelo de vida que mude o mundo".