O cardeal Angelo Becciu se disse "orgulhoso, agradecido e feliz por ter ajudado" a diocese de Ozeri, na Sardenha, sua terra natal. “Onde está o escândalo nisso?”, perguntou no domingo 14 de novembro na inauguração de uma nova iniciativa beneficente da Cáritas de Ozieri.

Becciu, está sendo julgado pela Santa Sé por desvio de fundos e abuso de poder. Ele nega as acusações, inclusive a de ter enviado dinheiro da Conferência Episcopal Italiana e da Santa Sé para a a Cooperativa Spes, braço operacional da Cáritas diocesana, que é presidida por Tonino Becciu, seu irmão. Becciu e sua família são de Pattada, cidade da diocese de Ozieri na qual o cardeal foi ordenado sacerdote em 1972.

O semanário italiano L'Espresso revelou no ano passado que Becciu obteve dois empréstimos da Conferência Episcopal Italiana para pagar duas dívidas de 300 mil Euros cada da Cooperativa Spes em 2013 e 2015.

Em 2018, Becciu deu mais 100 mil euros à cooperativa tirados do óbolo de São Pedro, um fundo sobre o qual a Secretaria de Estado, órgão da Santa Sé em que Becciu serviu como o número dois, tinha o controle.

Em setembro de 2020, o papa Francisco pediu a Becciu que renunciasse aos direitos dos membros do colégio dos cardeais e que se demitisse como prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Em junho, a polícia financeira italiana realizou buscas nos escritórios da Cooperativa Spes, da Cáritas e da Diocese de Ozieri, em nome dos procuradores da Santa Sé.

Becciu foi indiciado no mês seguinte por acusações de desvio de fundos e abuso de poder. Ele é um dos 10 acusados no maior julgamento financeiro do Vaticano na história recente. O julgamento, que gira em torno da compra de uma propriedade de investimento em Londres, começou no final de julho. A próxima audiência está prevista para o dia 17 de novembro.

A mídia "me acusou de ter favorecido minha diocese: é verdade, e o que tem de escandaloso nisso? Eu o fiz como núncio em Angola e Cuba, por que não faria aqui"? disse Becciu. "Este pouco que eu pude fazer trouxe resultados maravilhosos: por que então criar escândalos?"

"Por que massacrar a mim, minha família e esta diocese? A lama da mídia que foi criada causou humilhação para todos vocês, e eu lamento profundamente".

Becciu também concelebrou missa, junto com o bispo Ozieri, Corrado Melis, na Basílica de Sant'Antioco di Bisarcio em Ozieri pela festa de Santo Antíoco de Sulcis, um dos primeiros mártires cristãos da Sardenha.

Becciu acusou a mídia de cobrir sua família, seu irmão Tonino e os funcionários e voluntários da Cáritas "de calúnias", acrescentando que "está em andamento um julgamento no qual me defenderei e onde demonstrarei que eles são caluniosos".

"Eles me atribuíram contas em paraísos fiscais, mas o Paraíso que eu conheço é outra coisa", continuou ele. "Eles me acusaram de pagar testemunhas, mas é tudo falso, são acusações que eu refuto e vou provar ".

"No entanto, hoje, não vamos pensar nisso, hoje devemos estar felizes porque hoje é um dia de festa", disse.

Confira também: