A capela Nossa Senhora de Fátima, no 1º andar da sede do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), ficou intacta após o incêndio que atingiu o prédio no dia 6 de setembro. “Certamente a interferência divina protegeu a capela de ser tragada pelas chamas”, disse a presidente do tribunal, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

O incêndio atingiu o prédio do TJCE na madrugada do dia 6 de setembro. Segundo o Corpo de Bombeiros, teve início no almoxarifado, onde havia materiais com potencial inflamável. Em seguida, as chamas “atingiram três andares das instalações, onde funciona a área administrativa”, informou o tribunal por meio de nota.

O grupo de oração do tribunal, grupo Imaculado Coração de Maria, realizou na terça-feira, 13 de setembro, uma solenidade virtual para celebrar seus cinco anos de fundação. Na ocasião, segundo o TJCE, os fiéis também aproveitaram para agradecer pelo fato de a capela ter sido protegida dos danos decorrentes do incêndio. A desembargadora Maria Nailde participou do encontro e contou que as imagens, peças de decoração e os móveis começaram a ser retirados do prédio na segunda-feira.

“É muito significativo estar com vocês nesta noite e anunciar que nossa capela está intacta, sem nenhum prejuízo. Temos muito a agradecer, principalmente porque não tivemos vítimas nesse incidente. Certamente a interferência divina protegeu a capela de ser tragada pelas chamas. Vamos superar esse momento delicado e ter êxito na reconstrução da nossa sede. Sempre tenho dito: preciso de tudo, de todos, o tempo todo. E saio daqui muito fortalecida de que dias melhores virão”, disse a presidente do TJCE.

A coordenadora do grupo de oração, Isabel Melo, disse que no momento em que vivenciaram “perdas materiais dentro da instituição”, foi possível “testemunhar a grande graça da proteção da Virgem Maria sobre todos que fazem o Tribunal de Justiça, em especial a desembargadora Nailde, que, mesmo antes de ser presidente, participava dos momentos de oração na capela”. “Louvamos a Deus por Seu Amor e Sua Providência em ter livrado desse perigo cada vida que trabalha no prédio”, disse.

A capela Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no prédio do Tribunal de Justiça do Estados do Ceará em 3 de setembro de 1999. Desde então, Odete Aragão, que trabalha como controladora de orçamento na Coordenadoria de Apoio Operacional do TJCE, é zeladora da capela. Ela esteve no prédio e acompanhou a retirada das imagens de Nossa Senhora de Fátima, Santo Ivo, Menino Jesus de Praga, São José, Nossa Senhora da Assunção, Coração de Jesus, São Miguel, Santa Terezinha, Jesus Misericordioso e São Judas Tadeu.

“Para quem não acredita em milagres, esse foi um, e grande. Quando você entra no Tribunal e vê tudo aquilo queimado, mas o lado da capela intacto, é simplesmente impressionante”, declarou.

Fundado há cinco anos, o grupo de oração Imaculado Coração de Maria conta atualmente com 48 integrantes e, desde 2019, faz parte da obra Shalom. A reunião do grupo acontecia na capela Nossa Senhora de Fátima toda terça-feira à noite. Com a implantação do teletrabalho por causa da pandemia de covid-19, os encontros passaram a ser on-line. Nesta semana, foi antecipado para a segunda-feira, 13 de setembro, por coincidir com a data exata de criação do grupo.

“Nós nos reunimos como Tribunal de Justiça para louvar a Deus por sua proteção e presença nesse tempo entre nós. Agradecemos a Deus especialmente por cinco anos de grupo de oração do Imaculado Coração de Maria. Um momento de gratidão e esperança em um novo tempo que se inicia para honra e glória de Deus no Tribunal”, disse a juíza Regma Janebro.

Confira também: