O bispo de Limburgo, Georg Bätzing, presidente da conferência dos bispos católicos alemães, elogiou o novo formato de consulta mundial dado pelo papa Francisco ao próximo sínodo dos bispos, sobre sinodalidade, dizendo que tem um objetivo comum com o caminho sinodal alemão.

"O processo de um Sínodo global de Bispos anunciado hoje em Roma será complementado na Alemanha pelo caminho sinodal já iniciado", disse Bäntzig. O novo processo global para o sínodo foi apresentado em Roma na sexta-feira, dia 21 de maio.  

"Contribuiremos também com nossa experiência do Caminho Sinodal para a participação ativa na preparação e implementação do Sínodo dos Bispos em Roma".

Segundo Bäntzig, "são dois caminhos diferentes que têm um objetivo comum: tornar a Boa Nova do Evangelho visível e vivível nos dias de hoje".

Em seu comunicado, emitido horas depois do anúncio da Santa Sé, o bispo opinou que este novo programa do Sínodo mostra como o papa Francisco entende a sinodalidade. "Em 2015, o Papa Francisco traçou fundamentalmente suas ideias para uma Igreja sinodal. Hoje, estas estão experimentando uma concretização visível, caracterizada sobretudo pela participação mundial".

O bispo alemão refere-se ao discurso que o papa Francisco pronunciou pela comemoração do cinquentenário da instituição do sínodo dos bispos em 17 de outubro de 2015, no qual o Santo Padre afirma que “o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Na ocasião o papa disse que “a sinodalidade, como dimensão constitutiva da Igreja, oferece-nos o quadro interpretativo mais apropriado para compreender o próprio ministério hierárquico”.

“Se compreendermos que, como diz São João Crisóstomo, «Igreja e Sínodo são sinónimos», pois a Igreja nada mais é do que este «caminhar juntos» do Rebanho de Deus pelas sendas da história ao encontro de Cristo Senhor –, entenderemos também que dentro dela ninguém pode ser «elevado» acima dos outros. Pelo contrário, na Igreja, é necessário que alguém «se abaixe» pondo-se ao serviço dos irmãos ao longo do caminho”, afirmou o papa.

"É a primeira vez que o povo de Deus está sendo envolvido na preparação e jornada do Sínodo dos Bispos em nível global", disse o Georg Bätzing.

“Esta nova forma de sinodalidade irá, eu espero, desencadear um poderoso impulso e forças dinâmicas para viver à altura do tema do sínodo: 'Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão'", acrescentou.

O bispo disse: "Ele (o papa) está preocupado com a communio (comunhão) da Igreja, que está em uma jornada comum. Eu saúdo expressamente esta forma de sinodalidade e a compreensão subjacente da Igreja".

"É uma oportunidade para toda a Igreja universal que os fiéis nos vários níveis da vida eclesial em todos os lugares sejam convidados a participar desta jornada com base em documentos e questionários preparatórios comuns", concluiu.

A CNA Deutsch, agência de notícias em língua alemã da CNA, informou que o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Alemã começará a tratar das várias etapas do Sínodo dos Bispos em junho de 2021 e discutirá as medidas concretas a serem adotadas.

Confira também: